Open Geek House

domingo, 28 de outubro de 2007

A importância do leite de vaca

Mesmo com o problema que o leite apresentou, é bom tomar cuidado e não parar o consumo de leite, principalmente para as crianças já que os nutrientes presentes no leite e nos seus derivados colaboram para um desenvolvimento saudável e diminuem o risco de doenças.

O leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte, são componentes importantes e indispensáveis de uma dieta equilibrada e nutritiva.

Numa dieta equilibrada, o grupo do leite e derivados deve entrar em pelo menos 3 a 4 porções desses alimentos diariamente. Isso porque eles fornecem proteínas e cálcio para a alimentação, nutrientes importantes em todas as fases da vida.

Se levarmos em conta que as proteínas devem contribuir com cerca de 15% das calorias totais da dieta, e que outras fontes (alimentos como carnes, peixes, aves, grãos) também fornecem proteínas, poderíamos dizer que 3 a 4 porções de leite ou derivados, com aproximadamente 120 calorias cada, seriam suficientes para suprir as necessidades de um adulto normal. Para se ter uma idéia, 1 pote de 120g de Iogurte Light Corpus Polpa de Fruta sabor Manga contém 60 kcal, 5 g de proteínas e 160 mg de Cálcio. E um copo de 200 gramas de Iogurte Desnatado Danone contém 80 kcal, 6 g de proteínas e 240 mg de Cálcio.

Para as crianças, a necessidade desses nutrientes é ainda maior em função da fase de crescimento, especialmente em relação ao cálcio. Nesta fase, é preciso 1 porção a mais de leite ou derivados para se atingir as recomendações diárias. Por exemplo, um pote de 45g de Danoninho sabor Morango contém 60kcal, 3 g de proteínas e 108 mg de cálcio.

O cálcio, por exemplo, é um mineral essencial para a saúde de dentes e ossos e seu consumo, através da dieta e particularmente através do leite e derivados, é importante durante a infância e a adolescência, fases em que ocorrem os maiores ganhos de massa óssea. Nos demais períodos, entre eles a vida adulta e a maturidade, a dieta desempenhará um papel importante que irá proporcionar um balanço adequado do mineral no organismo, conseqüentemente mantendo a estrutura óssea adquirida nas fases anteriores. Isso porque os ossos são estruturas dinâmicas, ou seja, estão em constante remodelamento, o que significa que enquanto novas regiões são formadas, outras são degradadas.

De qualquer forma, o cálcio é importante durante toda a vida. No indivíduo jovem, o organismo remodela seu tecido ósseo mais rapidamente e a massa óssea aumenta. Entretanto, por volta dos 30 anos, o pico de massa óssea é alcançado. A partir de então, o remodelamento continua, mas o equilíbrio não se mantém, pois a perda (degradação) é maior que o ganho. Neste momento, a ingestão de quantidades adequadas de cálcio, e de vitamina D, pode ajudar a manter os ossos saudáveis ao longo de toda a vida.

Mas nem só de cálcio é feito o leite. O leite integral é também uma boa fonte de vitamina A. Essa é uma vitamina lipossolúvel, essencial para os seres humanos, importante para a normalidade da visão, expressão genética, reprodução, desenvolvimento embrionário, crescimento e função imune. O efeito clínico mais específico e precoce de ingestão inadequada de vitamina A é a xeroftalmia. Estima-se que anualmente, de 3 a 10 milhões de crianças, especialmente em países em desenvolvimento, apresentam a xeroftalmia e que 250.000 a 500.000 evoluam para a cegueira total, o que mostra a importância de se consumir a ingestão recomendada para cada faixa etária. A vitamina A tem ainda um importante papel no sitema imune, reduzindo o risco de doenças infecciosas.

Nenhum comentário: