Open Geek House

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Blog do orkut divulga dicas de segurança

Hoje em dia muitas contas de usuários podem ser comprometidas por meio de técnicas de engenharia social como esquemas de phishing (roubo de identidade) ou scripts e programas maliciosos disfarçados como legítimos , fazendo com que seus proprietários percam seus nomes de usuários e senhas. Aqui está um guia simples para manter a sua conta segura:

* A equipe do Orkut nunca pedirá o seu nome de usuário e senha; se você receber um e-mail pedindo esses detalhes, não os forneça a ninguém; ele não foi enviado por nós.

* Esteja atento a qualquer link que abrir: você poderá ser redirecionado a uma página onde lhe será solicitado instalar um recurso super legal que é na verdade um programa malicioso que roubará as suas informações privadas

* Se estiver conectado ao orkut, e após clicar em um link, for solicitado a você se conectar novamente, verifique a URL; se não for www.orkut.com, não acesse! Alguns links direcionam você para páginas de phishing (roubo de identidade), onde a página é absolutamente idêntica à página do Orkut, mas as informações da sua conta serão enviadas para um agressor.

*Sempre se desconecte do Orkut quando desejar encerrar a sua sessão e, se estiver em um computador público, limpe o cache e os cookies antes de sair - isso é realmente importante!

*Mude a sua senha diversas vezes durante o ano e ao fazer isso, use uma senha que seja fácil de lembrar, mas difícil de adivinhar.

*Não escreva a sua senha em nenhum lugar!

*Não compartilhe a sua conta com a sua alma gêmea. Na infelicidade de o seu relacionamento terminar isso pode lhe causar um monte de problemas.

Essas dicas de segurança não são exclusivas para o orkut. Você deve seguir o mesmo conselho para os sites de e-mail ou para qualquer site que exija nome de usuário e senha. Espero que isso ajude você a manter o seu querido perfil em paz :)

Confira a notícia original no blog do Orkut:

o blog oficial do orkut: Mantendo seu nome de usuário e senha seguros

Nenhum comentário: