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quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Life in Beta: O mundo 2.0

A última frase mostrada no datashow do II Meeting Brasileiro de Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia, definiu bem o que foi o encontro realizado nos dias 06 e 07 no espaço cultural Vivo em São Paulo. O evento foi organizado pela Mega Brasil e contou com os grandes players do mercado de comunicação corporativa.

Tomem Lexotan

Como adiantei anteriormente neste post, o primeiro dia do encontro foi marcado por várias discussões envolvendo a Blogosfera. Um dos pontos altos eu diria foi a discussão durante a messa redonda que tinha como tema "A revolução do jornalismo digital – Como encarar a imprensa nesse novo ambiente de relacionamento" participaram do evento Marco Chiaretti, Diretor do portal Estadão; Ralphe Manzoni Jr, Editor-Executivo do IDG Now! e autor do Blog dos Blogs, Cris Correia, Editora da Exame com moderação de Decio Paes Manso, Diretor da Maxpress.

Chiaretti do Estadão disse que é preciso tomar Lexotan, uma brincadeira para dizer que é preciso pensar as novas estratégias de comunicação com calma e citou o case Estadão x Blogueiros. Ele disse ainda que mesmo com a polêmica e com o comercial tendo sido retirado não houve prejuízo de leitores ou anunciantes e afirmou que quando chamados para um diálogo mais aberto, fora de sua área de controle, muitos blogueiros ficam mais calmos. Citou até o caso "de um que foi trabalhar num site famoso e ficou quieto depois disso"(ele não citou o nome mesmo e eu não sei a quem ele se referia).

Blog é preferido por 46%

Alguns dados que foram passados durante o evento foram bem interessantes. Uma pesquisa européia apontou que 1/3 dos europeus não compra um produto depois de ler uma opinião negativa em blogs e 24% disseram que se motivam a comprar depois de uma opinião positiva. No Brasil dos 20 milhões de internautas estima-se que 46% sejam leitores de blogs.

O assunto já tem sido tratado de forma séria por muitas empresas grandes. O Boticário criou uma equipe de relacionameto vrtual e a Microsoft criou blogs de relacionamento no lançamento do Vista.

10 centavos e uma venda de mais de 300 mil reais

Outro ponto alto do dia foi a palestra da Tecnisa,que disse investir boa pate da sua verba de marketing em ADWords. A pretensão deles é comprar 25 mil palavras, muitas grafadas erradas. O palestrante citou uma venda de mais de 300 mil reais com a palavra "Gravides" escrita com s mesmo. Além disso tem corretores on-line durante todo o dia e pretendem descentralizar as atividades dos corretores. Disse que os cadernos de imóveis dos jornais andam muito saturados, por isso a necessidade de se criar novas oportunidades em campos novos como o Second Life, por exemplo.

Saindo, mas nem tanto, da Blogosfera

O segundo dia foi marcado por discussões mais voltadas mesmo ao mercado da comunicação corporativa como assessoria de imprensa para o setor de cultura e a apresentação do case de como foi a Assessoria de Imprensa no Panamericano.

Mas no final o tema voltou para a Blogosfera. A empresa Burson-Marsteller lançou uma ferramenta muito interessante para monitoramento de marcas dentro da web, principalmente blogs.

E como registrei no post anterior, é preciso ser dito que a organização do evento pela Mega foi impecável. Todos os eventos começando e acabando no horário e um excelente nível de convidados. A empresa aproveitou o evento para lançar o 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.

Resumindo tudo o que eu vi por lá: a web 2.0 é a fase da conversação e as mídias, empresas e escritórios de comunicação precisam se adequar o quanto antes à este novo cenário midiático. Por isso é um mundo que parece estar agora constantemente em beta, é a vida assim como a Web, 2.0.

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