Open Geek House

sábado, 17 de novembro de 2007

Ponto de Navegação testou o Joost

E pelo visto ainda estamos longe de uma IPTV de qualidade. O Joost veio com a proposta de ser um sistema de televisão exclusivo para Internet. O programa foi desenvolvido pelos mesmos criadores dos softwares Skype e KaZaA: O sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis.

Apesar do início anarquista, agora o que se quer é um modelo viável de exibição de programação, com direitos autorais e formas alternativas de publicidade.

Mas mesmo com uma banda larga generosa, o que se vê ainda são vídeos dando pulinhos e um carregamento de buffer muito chato. Resolvemos testar o sistema agora, já que no lançamento houve muita reclamações quanto à estes problemas, mas mesmo com o passar do tempo parece não ter sido selecionado. Um avanço mesmo foi no aumento da grade de programação com canais de peso como MTV e Comedy Central.


Interface Bonita


Se a tal sonhada convergência entre internet e TV chegar provavelmente vai ter a cara do Joost. A interface é bem intuitiva e os menus aparecem só quando necessário nos cantos da tela. Mas alguns comandos não funcionam ou demoram a acontecer. Os comandos em inglês não são um problema para quem domina o básico do básico do idioma.

Durante uma semana de testes conseguimos ver satisfatoriamente apenas um programa no canal SCI-Fi, os demais ou não carregavam ou não era possível uma conexão adequada.

Para fazer você mesmo o teste é necessário ter uma banda larga generosa e baixar um programa a parte (neste site aqui) depois é só levar o mouse pro lado esquerdo da tela e esperar aparecer o seletor de canais.

Resumindo o Joost pode ser uma boa aposta para o futuro, mas ainda deixa a desejar na fluidez dos vídeos. Voltaremos a fazer novos testes. E você já usou o Joost?

Nenhum comentário: