Open Geek House

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ministro afirma: Não existe epidemia de febre amarela

Estou aqui para tranqüilizar a população brasileira sobre um assunto que está preocupando os brasileiros nos últimos dias. O temor de que esteja ocorrendo uma epidemia de febre amarela no país. Não existe risco de epidemia.

O Brasil não tem casos de febre amarela urbana desde 1942. Os casos registrados de lá para cá foram todos de febre amarela silvestre, ou seja, de pessoas que contraíram a doença nas florestas.

Desde 2003, a ocorrência de febre amarela silvestre em seres humanos vem caindo gradativamente.

Os casos suspeitos estão localizados e restritos a áreas onde algumas pessoas não vacinadas entraram em florestas e matas nas últimas semanas.

O Ministério da Saúde tomou todas as medidas preventivas para evitar que casos da doença aparecessem antes mesmo da confirmação do caso sob investigação.

Montamos uma grande barreira sanitária nas áreas de risco protegendo estados e municípios contra a febre amarela. E, de imediato, convocamos as pessoas que vão viajar ou moram em áreas de mata para tomar a vacina.

Se você não mora ou não viajar para estas regiões não precisa se vacinar. Quem já se vacinou pode ficar tranqüilo: o efeito da vacina protege as pessoas durante dez anos.

Portanto, só procure os postos de saúde se morar ou for visitar as áreas de risco e nunca se vacinou ou foi vacinado antes de 1999.

Mas, lembre-se, tomando a vacina, você estará totalmente protegido após dez dias.

O Brasil é o maior produtor mundial de vacina contra a febre amarela. Os postos de saúde estão sendo abastecidos e as autoridades sanitárias estão preparadas para atender a quem realmente precisa tomar a vacina.

Muito obrigado e boa noite.


O Ministério da Saúde encaminhará um novo lote de 2,2 milhões de vacinas de febre amarela até o final da semana para Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul

* Dos 26 casos suspeitos de febre amarela notificados pelas secretarias de Saúde ao Ministério da Saúde:

* 6 seis casos suspeitos foram descartados

* 3 casos confirmados, sendo 2 mortes e 1 recuperação

Informe-se sobre o 'MAIS SAÚDE' acessando o hotsite do programa. Clique aqui

Mais informações
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425

Nenhum comentário: