Open Geek House

sábado, 16 de fevereiro de 2008

'Tropa de elite' ganha Urso de Ouro em Berlim

O filme brasileiro "Tropa de elite" venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, neste sábado (16), levando o Urso de Ouro de melhor filme.

O diretor norte-americano Paul Thomas Anderson foi premiado com o Urso de Prata de melhor diretor, por "Sangue negro" - filme com oito indicações para o Oscar (assista ao trailer mais abaixo). Ao receber o prêmio, Anderson agradeceu ao ator Daniel Day-Lewis que, segundo ele, "faz com que qualquer diretor pareça um bom diretor".

É o primeiro prêmio de grande relevância que "Tropa de elite" recebe em sua carreira cinematográfica. O filme, que perdeu a indicação brasileira ao Oscar para "O ano em que meus pais saíram de férias", não despontou como favorito no dia de sua exibição - houve problemas na tradução das expressões que marcaram o filme. A platéia do festival não demonstrou empolgação e poucos textos favoráveis surgiram na imprensa. A publicação "Variety" fez uma crítica dura ao filme. Próximo do anúncio dos vencedores, no entanto, "Tropa de elite" começou a ser lembrado em listas de possíveis candidatos ao Urso de Ouro.

Duas horas antes do anúncio da premiação, o diretor José Padilha havia dito que tinha "expectativa zero" sobre o Urso de Ouro. Ao receber o prêmio, ele se mostrou bastante emocionado e agradeceu ao presidente do júri do Festival de Berlim, o diretor grego Costa-Gavras. "É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que já fez."



Sobre as críticas de que o filme veicula idéias de extrema-direita, ele afirmou que foi "mal-interpretado": “Eu queria explicar como o estado corrompe os policiais e os incita à violência”.

A vitória acontece exatamente dez anos depois que o brasileiro "Central do Brasil", de Walter Salles, também ganhou o Urso de Ouro em Berlim e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de melhor atriz.

Nenhum comentário: