Open Geek House

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Violência nas estradas cresce durante feriado de Tiradentes

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O feriado de Tiradentes foi o primeiro do ano a interromper a trajetória de queda no número de acidentes, vítimas e mortes registrada nas estradas federais ao longo de 2008. Da zero hora da última sexta-feira (18) até a meia-noite de ontem (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.837 acidentes, 1.214 feridos e 97 mortes contra os 1.657 acidentes, 1.043 feridos e 75 mortes registrados na última Semana Santa. Segundo relatório divulgado hoje (22) pela PRF, as chuvas e a deficiência no efetivo colaboraram para o aumento da violência nas estradas.

Dados da PRF apontam que, desde janeiro, todo o quadro de policiais tem dobrado a escala de horas trabalhadas nos feriados. Durante os finais de semana prolongados, há acréscimos de 50% a 100% na carga de trabalho dos policiais. Mesmo com o apoio de servidores administrativos – que também têm sido convocados para fiscalizar o trânsito nas estradas – a PRF alerta que “a fórmula está se esgotando”.

Mas a imprudência dos motoristas segue como a principal causa dos quase mais de 1,8 mil acidentes. De acordo com o relatório, mais de 100 mil multas foram aplicadas durante os três dias de feriado prolongado.

Dentre os acidentes com maior número de vítimas, o estado do Pará registrou uma ultrapassagem proibida na BR-153, onde três pessoas morreram. Na Bahia (BR-407), outras três pessoas morreram quando o motorista de um caminhão carregado com tubos de aço perdeu o controle do veículo e bateu em dois ônibus lotados. No Rio Grande do Sul, duas colisões frontais provocaram a morte de seis pessoas.

O acidente mais violento, entretanto, foi registrado em Passo Fundo (RS), onde uma ambulância invadiu a pista contrária e bateu violentamente em uma caminhonete. Com o choque, os quatro ocupantes do carro de resgate morreram e duas pessoas que estavam no outro veículo ficaram gravemente feridas.

Após a Operação Tiradentes, Minas Gerais segue como o estado que mais registrou acidentes – um total de 284 – seguido por Santa Catarina (203), Rio de Janeiro (167), São Paulo (161) e Rio Grande do Sul (155).

Já o ranking de mortes é liderado pelos estados do Rio Grande do Sul e da Bahia, ambos com 11 óbitos. Em seguida estão Minas Gerais e Rio de Janeiro (10), Santa Catarina e Pará (06), São Paulo e Pernambuco (05), e Paraná, Espírito Santo e Rio Grande do Norte (04).

Minas Gerais é líder também no número de feridos (207) nas estradas, seguido por Santa Catarina (148), Rio Grande do Sul (108), Bahia (83) e Paraná (73).

O relatório da PRF alerta ainda que a violência nas estradas federais tem crescido não apenas durante os feriados prolongados mas também em outros períodos do calendário brasileiro. O primeiro fim de semana do mês de abril, por exemplo, registrou 111 mortes – 14 a mais do que as 97 registradas no feriado de Tiradentes.

Nenhum comentário: