Open Geek House

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ponto de Navegação no Diário de Jacareí - Ep. 05

Quem leu Ponto de Navegação na semana passada viu que esta coluna participou do 2º Seminário de Jornalismo On-line, em São Paulo. E o tema mais discutido por lá foi a utilização da Internet e de Redes Sociais como Orkut e FaceBook nas eleições dos Estados Unidos.

Barack Obama chegou a criar um site de relacionamento próprio, o MyBarackObama.com*. Você se cadastra, vê quem perto de você apóia o candidato e ainda pode ver de quais eventos estão programados. E ainda há a possibilidade de fazer pequenas doações para campanha. Um marco sem dúvida na utilização da Internet para mobilizar eleitores, principalmente num país onde o voto não é obrigatório.

Enquanto isso aqui no Brasil a Legislação Eleitoral restringe ao máximo a utilização de algumas ferramentas, veja um comunicado oficial do Google* sobre o assunto:

“(...)Embora a lei brasileira permita discussões políticas, ela não permite propaganda política no Orkut. A lei exige que retiremos seu perfil ou comunidade quando soubermos das seguintes atividades:

• Propaganda direta no perfil: você não pode mostrar o número nem o nome do candidato em seu perfil pois isso é considerado um convite para votar nele.
• Fotos em perfis e álbuns que sejam simplesmente banners dos candidatos.
• Comunidades que sejam um chamado para se votar em um candidato.”

Os blogs também estão na mira da justiça eleitoral, assim o melhor é deixar a propaganda política e as discussões para os meios permitidos e para um bom bate-papo com os amigos.

Pop é pouco
E por falar em eleições norte-americanas, Sara Palin - candidata republicana à vice-Presidência se tornou fenômeno rápido na Internet, sendo uma das palavras mais procuradas na última semana. E não é só isso, o site HeroBuilders* está vendendo feito água uma boneca com a cara de Palin. O mimo custa cerca de US$ 30.

Empreendedor ligado
Quem é empresário e quer aprender mais sobre como empreender ou quem quer ter o primeiro negócio pode contar com um apoio importante. São os cursos on-line do Sebrae. Você se cadastra num site* e aguarda o início da turma. Depois tem um tempo determinado para concluir cada um dos quatro cursos disponíveis. Uma tutora fica responsável por tirar dúvidas dos alunos e motivar a discussão de todos no ambiente virtual. E o melhor, tudo de graça. Esta coluna testou um dos cursos e aprovou. Vale mesmo a pena!


Assine o Diário de Jacareí é só clicar aqui

Nenhum comentário: