Open Geek House

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Coluna do Diário de Jacareí

Outro dia dando uma palestra para alunos de Comunicação Social um dos meninos me perguntou se eu achava que a tendência das pessoas era de isolarem cada vez mais com a Internet. De bate-pronto respondi que sim e que não. Sim porque com a violência dos grandes centros, cada vez mais pessoas vão querer ficar em casa e fazer suas atividades conectados pela internet. E não porque na verdade, pode não parecer, mas muita gente tem se aproximado cada vez mais.
São as famosas redes sociais como Orkut, MySpace, Facebook, que atraem cada vez mais usuários. As pessoas podem até olhar torto para quem diz que não tem Orkut, por exemplo. Nestes espaços pessoas que gostam de coisas diferentes e até inusitadas se conhecem, se relacionam e trocam muita informação.
Outro dia vi na televisão que em São Paulo profissionais que estavam trabalhando solitários em seus escritórios domésticos estão procurando salas alugadas para trabalhar fora de casa. Sozinhos em seus espaços não estavam realizados e agora com vizinhos ao lado se sentem mais confortáveis e felizes por terem um grupo para conviver. Eu arriscaria dizer que viver em comunidades faz parte da natureza humana, e que a Internet só facilita esta interação.

Bota pra fazer
E quando as redes sociais têm apoios de peso, elas podem até mobilizar pessoas para o bem comum. Em novembro teremos a Semana Global do Empreendedorismo. Um site foi criado para unir pessoas no Brasil inteiro em prol deste assunto tão importante para o País. Classificada como o maior movimento mundial de empreendedorismo, a Semana faz parte da campanha nacional Bota pra Fazer, que acontece durante o ano todo e tem como objetivo despertar a atitude empreendedora que existe em cada pessoa. No site você encontra material promocional da campanha e ainda pode ver onde vão acontecer as diversas atividades espalhadas pelo país ou divulgar a sua atividade.

Nenhum comentário: