Open Geek House

sábado, 11 de outubro de 2008

Novos rumos no jornalismo on-line

O segundo MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online terminou nesta quinta-feira, depois de três dias de evento.
Na terça-feira a noite o jornalista e fundador da NYT Television Michael Rosenblum e o apresentador do programa CQC Marcelo Tas discutiram a utilização do vídeo no jornalismo on-line. Rosenblum ditou o tema do que seria discutido nos próximos dias: o final das grandes corporações de mídia como conhecemos hoje.
A declaração polêmica reverberou na quarta-feira onde foi discutida a cobertura on-line das eleições no Brasil e nos Estados Unidos. Miguel Almaguer, repórter especial da NBC, disse que é impressionante como Barack Obama usou as redes sociais para captar recursos e mobilizar pessoas. Mas que a imprensa norte-americana ainda não sabe prever se essa mobilização toda vai se reverter em votos nas urnas. Como o eleitor dos EUA não é obrigado a votar, fica a dúvida se o internauta irá às urnas.
Já sobre as eleições brasileiras os veículos participantes foram unânimes em dizer que a legislação brasileira está cada vez mais engessando o processo de cobertura eleitoral e que em alguns casos inviabiliza economicamente a cobertura, ainda de acordo com os participantes do Seminário. O jornalista português Antônio Granado, que estava na platéia ficou perplexo com o apresentado e perguntou se tantas restrições aos meios de comunicação eram constitucionais.
Para encerrar a quarta-feira foi discutida a produção de conteúdo on-line pelos próprios internautas. E tanto a representante da CNN quanto do G1 foram unânimes em dizer que a qualidade deste conteúdo tem melhorado, principalmente por se tratar de pessoas que não são jornalistas.
Na quinta-feira, último dia do evento a pauta foi sobre os blogs e sobre as redes sociais. Quanta à provocação de Rosenblaum, ninguém soube dizer ao certo se vai haver realmente o final das grandes corporações de comunicação. Mas de uma coisa todo mundo concorda, o jornalismo on-line deixa a notícia mais democrática, dinâmica e incentiva o diálogo e a reflexão entre o veículo e o leitor.
O conteúdo completo das palestras você confere no site www.mediaon.com.br

Nenhum comentário: