Open Geek House

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ponto de Navegação no Diário de Jacareí

Assim que terminei de votar vi uma mesária comentando com outra a dificuldade de alguns eleitores ao usar a urna eletrônica. Em alguns casos, de acordo com a conversa dela, os eleitores trocavam a ordem de votação e acabavam votando muitas vezes na legenda, ao invés de votar no seu candidato.
Mas não é preciso ir muito longe. Basta o leitor observar a movimentação em caixas eletrônicos nos bancos para ver que muita gente ainda não se dá bem com aquelas maquininhas.
Por isso a discussão sobre ter ou não ter internet grátis nas cidades durante as campanhas eleitorais deveria ter sido ter ou não ter uma melhor inclusão digital. Para isso não basta só dar cursinhos de ferramentas básicas, isso ajuda é claro, mas não é tudo. É preciso capacitar nossos professores de Ensino Fundamental e Médio dando-lhes treinamento permanente e fornecer aos alunos laboratórios de informática que realmente funcionam não só para a aquele grupo escolar, mas para toda comunidade ao redor. É preciso que existam mais subsídios e facilidades para que todos possam ter um computador com acesso à Internet e custos acessíveis de telefonia e de provedores.
De que adianta ter internet sem fio se as pessoas ainda não têm como acessá-la? Ou ter o mais moderno sistema de votação do mundo se a população ainda não sabem como usá-la?
Esta coluna faz votos que o Prefeito eleito de Jacareí torne a cidade mais inclusa digitalmente, afinal a tecnologia só é boa, quando é para todos.

Eleições de Jacareí no Orkut
A comunidade de Jacareí no Orkut ferveu na reta final das eleições. Teve muita acusação, muito comentário anônimos, mas muita coisa boa, consciente. Surge um novo canal de comunicação e discussão da política regional que acabou dando voz a muita gente que antes não tinha onde debater suas idéias e expor suas opiniões. Há quem não use o espaço com bom senso, mas no geral acaba prevalecendo mesmo o melhor da democracia, que é a liberdade de expressão.

MegaHits
Chorei de rir ao ver um vídeo publicado no YouTube do Hommer Simpson tentando votar no candidato Obama. Depois de ter dificuldades para entrar na cabine ele até tenta votar no seu candidato, mas aparentemente o equipamento está viciado para aceitar só votos em McCain. O final eu não conto aqui, mas vale a pena ver.


Ponto de Navegação off
Semana passada a versão eletrônica desta coluna não foi publicada por motivos técnicos. Esta semana já devem esta no ar a coluna da semana passada e esta que está na mão do leitor. Pedimos desculpa pelo transtorno e lembramos que na internet está disponível um arquivo com todas as colunas já publicadas.

Nenhum comentário: