Open Geek House

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Chegou o grande dia

Por Bruna Torres



Há meses acompanhamos diariamente cada capítulo da corrida mais emocionante à Casa Branca.
Torcemos nas primárias, escolhemos ‘nosso' candidato, e Obama e McCain se tornaram assunto desde o nosso café da manhã até a conversa com os amigos.

Enfim chegou o grande dia, embora a votação tenha começado antes em alguns estados é oficialmente hoje (04/11) que será escolhido o 44º presidente da maior potência mundial.

A partir do dia 20 de janeiro de 2009 o novo presidente terá grandes, e delicadas questões para solucionar entre elas a crise econômica.

Se depender das pesquisas a vitória será democrata, mas a dinâmica do processo eleitoral dá ao republicano McCain chance de obter a presidência.

Diferente do Brasil, nos EUA o voto não é obrigatório, e o comparecimento maior de eleitores de um candidato pode alterar o resultado previsto nas pesquisas.

A eleição também é definida pelo Colégio Eleitoral e não pelo voto direto. O colégio é formado por 538 representantes dos 50 Estados e da capital do país, Washington. O candidato mais votado em um Estado leva os votos de todos os delegados desse Estado no colégio. Para ser eleito, ele precisa ter 270 votos.

Hoje a votação começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart's Location (New Hampshire).Seguindo a tradição os votos das poucas dezenas de eleitores foram contados e Obama venceu nos municípios.

Além disso, os eleitores americanos renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa.

Esta já é uma eleição histórica: pode ganhar o primeiro presidente negro, Obama, ou o presidente mais velho, McCain, de 72 anos.

Agora é aguardar, qual o seu candidato?
Até agora o resultado parcial é:
51,6% Obama X 44,3% McCain

Nenhum comentário: