Open Geek House

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Culpada é a Internet

De uns tempos para cá me incomoda muito a história de que vez por outra a Internet foi culpada de algum adolescente fugir de casa, ou de um crime ser cometido por conta de relacionamentos virtuais ou de alguma coisa que não deu certo. Como nos filmes antigos, onde o mordomo era a aposta certeira, agora a Internet passou a ser a vilã da vez.
É evidente que na rede há um reflexo do que há de pior e melhor de todos nós, mas convenhamos que sabendo disso não é muito apropriado deixar crianças e adolescentes navegarem sozinhas sem nenhum tipo de orientação. Sim porque é fácil culpar a Internet de tudo. Difícil é acompanhar o que os jovens andam fazendo no mundo virtual e tomar a responsabilidade sobre isso.
Mas se o leitor ou leitora quer uma dica deste colunista: nunca deixe seus filhos menores navegando por aí sem supervisão de um adulto. Vez por outra questione os amigos que estão on-line no MSN e se for o caso acompanhe o que eles estão fazendo nas redes sociais, como o Orkut. Note não se trata de invasão de privacidade, mas de cuidar da segurança da sua família. Oriente-os a não colocar informações pessoais nos sites e como na vida real a nunca falarem com estranhos.
Existem softwares que restringem o uso da internet com filtros e horários pré-determinados, mas os especialistas dizem que proibir não educa nem previne, portanto o melhor sempre é o diálogo e a orientação.
Caso alguém da sua família seja ameaçado ou esteja sofrendo algum tipo de ofensa moral ou ataque pessoal (chamado de cyberbullying), imprima tudo, recolha o maior número de informações possíveis e procure o Distrito Policial mais próximo, ele não precisa ser especializado em crimes digitais.

Jovem Leitor
E se você é um jovem leitor desta coluna, não me leve a mal, eu sei que muita pegação no pé é chatice, mas converse com seus pais sobre o seu comportamento na Internet e sobre os sites e amigos que conversa. Sempre que achar algo estranho ou diferente avise-os e nunca marque encontro com estranhos, mesmo que aparentemente seja uma paquera imperdível, sem que seus pais fiquem sabendo. Aquele encontro pode não ser o que você espera.

Cartilha da SaferNet
A ONG SaferNet tem uma cartilha muito legal que pode ser baixada de graça* e que contém informações valiosas para a família toda, sobre o que é legal e o que é perigoso na Internet. Vale a pena baixar, ler e divulgar para a família e os amigos.
No site você pode também fazer denúncias sobre crimes na Internet.

Nenhum comentário: