Open Geek House

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Portal da Sustentabilidade estimula executivos a incorporarem a sustentabilidade em seus negócios

Grupo SustentaX apresenta modelos de avaliação de sustentabilidade na ECO Business 2010, feira de econegócios que acontece em SP no final de agosto



Sustentabilidade não deve ser sinônimo de custos. Pelo contrário, ter práticas sustentáveis significa ter equilíbrio entre decisões econômicas, financeiras, ambientais e sociais. Mas sem a devida orientação, muitas empresas acabam dispersando ações ditas sustentáveis sem uma coordenação que gere um resultado em benefício da empresa. Em muitos casos, há uma enorme pulverização de esforços e os gestores passam a enxergar sustentabilidade como custo e não como investimentos em seu benefício.



Os maiores erros que as empresas estão cometendo são, antes de incorporar sustentabilidade em sua estratégia, passar a: desenvolver ações de preservação ambiental desconectadas do seu negócio, ações filantrópicas e assistencialistas que não trazem retorno para a empresa, desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade "para dizer que tem" e compensar a emissão de CO2 provocada por suas ineficiências "para ficar bem na fita". São atitudes insustentáveis já que não contribuem para a redução de riscos socioambientais nem para a capacidade de competição da empresa.



Nesse contexto, a ECO Business 2010 – Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, que acontece entre os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, em São Paulo, lança o Portal da Sustentabilidade, em parceria com o Grupo SustentaX. O cyber space tem como principal objetivo estimular gestores de empresas a incorporarem a sustentabilidade em seus negócios, gerando valor aos investidores, colaboradores, consumidores, entre os demais públicos das empresas.



Para isso, o Grupo SustentaX criou um questionário interativo para avaliar rapidamente o nível de sustentabilidade das empresas, divididas entre fornecedores de matérias primas, fabricantes e varejistas, de forma que compreendam de maneira prática como podem obter mais benefícios e rentabilidade via ações efetivamente sustentáveis. De forma integrada, o Grupo SistentaX desenvolve o conceito de sustentabilidade ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e elaborando projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliário.



Além disso, haverá profissionais para esclarecer dúvidas, fornecer mais orientações e detalhar a metodologia que o Grupo SustentaX desenvolveu e aplica nas empresas para que tornem seus negócios mais competitivos e preparados para atender o mercado. Os consumidores têm mostrado preferência por produtos com rotulagem ambiental como o Selo Procel de eficiência energética, mesmo que de marcas desconhecidas.



Durante os três dias de evento, os visitantes também poderão conferir a feira de negócios, com diversos expositores de produtos e serviços sustentáveis. Paralelamente acontece também o Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, com a presença de renomados palestrantes como Maílson da Nóbrega, Sérgio Abranches, José Domingos Gonzáles Miguez, Marco Antonio Fujihara, entre outros, e o Seminário Maden 2. A programação ainda conta com diversas novidades como a primeira Biblioteca Sustentável do país e o Cinema 3D.





Serviço:

ECO Business 2010

Data: 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2010

Horário da Feira ECO Business: Das 13 às 21 horas

Horário do Congresso ECO Business: Das 9h às 17 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)

Mais informações: www.ecobusiness.net.br



Informações à imprensa:

Contato Comunicação & Marketing

Alice Schmitt – (11) 3251-2359/ 8105-0973

pauta2@contatopauta.com.br

Claudia Dias – (11) 3251-2359/ 9301-6061/ 7093-9968

claudiadias@contato.ppg.br

Nenhum comentário: