Open Geek House

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MasterCard lançou hoje em SJCampos projeto de pagamentos por celular inovador no mundo

foto: Julio Vilela/divulgação

Estive nesta quarta-feira(1/12) no lançamento mundial da Mastercard, Vivo e Itaú de uma solução inovadora em pagamento mobile em São José dos Campos. Resumindo você está em casa e que comer uma pizza. Então você entra no menu do celular, escolhe a opção de pagamento e digita o número do estabelecimento e o valor (dizendo parece complicado, mas parece um processo de mandar um SMS). Daí o dono do estabelecimento recebe uma mensagem e autoriza o envio da pizza, neste exemplo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Mastercard o lançamento e teste mundial da ferramenta foi feito em SJC por “reunir as principais condições para o projeto. Com 615,8* mil habitantes, a cidade localizada no Vale do Paraíba (interior de São Paulo) tem forte presença tecnológica com institutos e empresas ligadas ao segmento, centro universitário com população jovem aberta ao uso de novas tecnologias, e público-alvo que reúne uma massa crítica suficiente para a implementação das funcionalidades do MasterCard Mobile.”
Devido ao atraso do início não pude ver o evento todo, mas Marcelo Tas esbanjou simpatia e muito conhecimento sobre o tema ao mediar uma discussão entre as três empresas envolvidas.
Num formato de talk-show Tas comentou sobre o avanço dos celulares na população brasileira. “A gente esquece em casa chave, documento mas não esquece o celular”, declarou o apresentador do CQC.


Se você gostou muito da solução e quer usar amanhã mesmo você precisa morar em São José dos Campos, ter conta no Itaú, ser cliente Mastercard e Vivo. Se você atende todos os requisitos é só solicitar um chip novo para a Vivo. Para a ativação são prometidos benefícios para quem optar pelo novo chip. A base inicial estimada é de 30 mil pessoas (veja no release abaixo).

foto: Julio Vilela/divulgação

Mas se você não atende os requisitos dá pra ficar pelos menos com orgulho de escolherem uma cidade da nossa região para eventos deste porte internacional. É o Vale mandando ver e mostrando seu valor.
Abaixo o release do evento:

“Itaú, Redecard e Vivo são as primeiras empresas no mundo a adotar a plataforma de pagamentos móveis desenvolvida pela MasterCard. Inédito e multi-funcional, o serviço revoluciona a maneira de realizar pagamentos, ao permitir que o usuário realize a transação de compra em redes varejistas ou de recarga para pré-pago diretamente do celular. Isso só é possível porque o número do cartão de crédito ou de débito está dentro do Sim Card, o chip do celular.
O Brasil sediará o lançamento mundial da plataforma móvel da MasterCard, com a participação de parceiros nacionais que se destacam pela solidez, segurança e inovação. A primeira cidade a utilizar o sistema será São José dos Campos, em um projeto com participação inicial de mais de 1.000 estabelecimentos, que atenderão a cerca de 30.000 consumidores.
A Redecard cadastrará ao longo dos próximos dois meses os pontos comerciais escolhidos para essa etapa. São locais em que a agilidade do pagamento via celular pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio e onde o meio eletrônico de pagamento ainda não é utilizado em todo o potencial, como táxis, feiras livres, chaveiros, médicos e dentistas, venda porta-a-porta, delivery, bancas de jornal etc.
“Com o MasterCard Mobile, o cliente terá toda a comodidade de realizar pagamentos a estabelecimentos de maneira não presencial, como por exemplo, pedir uma pizza em casa e pagar pelo celular, de forma prática e segura”, explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.
Os estabelecimentos com aceitação do MasterCard Mobile terão a sinalização com o logo e o número deste estabelecimento, dentro da plataforma MasterCard Mobile.
O município de São José dos Campos foi escolhido por reunir as principais condições para o projeto. Com 615,8* mil habitantes, a cidade localizada no Vale do Paraíba (interior de São Paulo) tem forte presença tecnológica com institutos e empresas ligadas ao segmento, centro universitário com população jovem aberta ao uso de novas tecnologias, e público-alvo que reúne uma massa crítica suficiente para a implementação das funcionalidades do MasterCard Mobile. Além disso, São José dos Campos é um grande centro urbano em franca expansão que detém o 21º. maior PIB do Brasil, o 8º. maior do Estado de S.Paulo e PIB per capita de R$ 30,2 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nessa primeira fase o projeto contempla os portadores de cartões MasterCard (débito e/ou crédito) do banco Itaú e clientes da operadora de telefonia Vivo para efetuar pagamentos nos estabelecimentos credenciados e inserir recargas de créditos pré-pagos para telefone celular. Todos os celulares são compatíveis com o serviço de transações financeiras desde os modelos mais simples até os smart phones. Para transformar o seu celular em um cartão de pagamento, basta trocar o Sim Card (chip do aparelho), que estará com todos os níveis de segurança habilitados para as operações.
Como forma de incentivar a adoção desse novo serviço, a Vivo apresenta alguns benefícios para os clientes de São José dos Campos que fizerem a substituição do chip. Na aquisição do novo Sim Card o cliente da operadora e do banco Itaú ganha dois fins de semana gratuitos para falar com outros números Vivo em ligações locais.
O objetivo desta plataforma é oferecer uma solução completa, que pode ser utilizada por qualquer emissor, credenciadora e operadora de telefonia móvel para disponibilizar pagamentos iniciados pelo telefone celular usando a rede de pagamentos da MasterCard e que ainda oferece outros serviços, como transferência de valores entre pessoas e pagamentos de contas.
Com o MasterCard Mobile, todos os participantes do projeto podem aproveitar o grande potencial de crescimento existente – criando oportunidades para que as instituições financeiras apresentem serviços financeiros aos consumidores não-bancarizados e para que as operadoras de redes móveis ampliem a gama de produtos disponíveis aos seus usuários.
“O poder da MasterCard de conectar instituições financeiras, comerciantes e consumidores na cadeia de valores de pagamentos por meio de produtos e serviços aceitos no mundo inteiro e uma rede de pagamentos integrada de alta qualidade coloca a empresa em posição inédita para avançar nos pagamentos móveis,” ressalta Caldart. “Este lançamento pioneiro no Brasil demonstra a liderança da MasterCard em trazer para o país soluções inovadoras que facilitam a vida dos usuários e agregam valor aos negócios de todos os parceiros envolvidos”, complementa.
Segundo Fernando Teles, diretor da área de cartões do banco Itaú, a adesão à plataforma trará comodidade aos clientes. “Oferecer conveniência é um dos pilares do Itaú. Estar nesse projeto vai ao encontro desse objetivo”.
“Acreditamos na consolidação da plataforma mobile no Brasil e nos unimos à MasterCard nesse projeto que, além de oferecer inovação e mobilidade aos nossos clientes, celebra uma parceria de tantos anos”, comemora Alessandro Raposo, diretor executivo de Operações e Tecnologia da Redecard.
Para Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo, o projeto anunciado hoje demonstra o potencial que a telefonia móvel tem para oferecer: cada vez mais presente e relevante no cotidiano do brasileiro. “O mobile payment será uma importante ferramenta de acesso ao sistema financeiro. Com um aparelho celular em mãos, oferecemos novas formas de conexão e de serviços – seja para nossos mais de 58 milhões de clientes ou para nossos parceiros de negócios capturarem transações comerciais.”
Grande oportunidade
A penetração do celular é superior ao número de contas bancárias no Brasil. Segundo a Anatel, a telefonia móvel ultrapassou, em outubro, a marca de um celular por habitante, e o Brasil chega a 194.439.250 de acessos do Serviço Móvel Pessoal*. Já, segundo o Banco Central, no Brasil o número de contas correntes simplificadas em junho de 2010 chegou a quase 10.000.000. **
MasterCard Mobile
A plataforma global da MasterCard para pagamentos por celulares permite pagamentos com cartões de crédito, débito ou pré-pago das bandeiras MasterCard que podem ser iniciados pelo dispositivo móvel. As operações do MasterCard Mobile oferecem 30 diferentes tipos de transações a partir de um aparelho móvel, tais como transferência de valores entre pessoas (P2P), pagamentos de contas, recarga de telefone pré-pago e compras em diversos tipos de estabelecimentos.
O objetivo desta plataforma é oferecer uma solução completa, que pode ser utilizada por qualquer emissor, credenciador e operadora de telefonia móvel para disponibilizar pagamentos iniciados pelo telefone celular usando a rede de pagamentos da MasterCard.”

Nenhum comentário: