Open Geek House

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ENC: Lançamento do Satélide Hispasat 1E

SUCESSO NO LANÇAMENTO DO SATÉLITE HISPASAT 1E

 

• O novo satélite de comunicações do operador espanhol já está no espaço, lançado pelo Ariane 5 ECA na Guiana Francesa.

 

• Com o início dos serviços do satélite Hispasat 1E, o Grupo amplia sua capacidade na Europa, América e África e incrementa sua oferta de serviços inovadores e de alta qualidade.

 

 

HISPASAT, o operador espanhol de comunicações por satélite, lançou com sucesso às 22h27, horário espanhol, do dia 29, seu novo satélite, Hispasat 1E, a partir da base da Agência Europeia do Espaço, situada em Kuru, na Guiana Francesa, a bordo do veículo lançador Ariane 5 ECA da companhia Arianespace.

 

Aproximadamente 28 minutos após a decolagem do Ariane 5 ECA, se sucedeu a separação do satélite Hispasat 1E do veículo lançador, dando início às operações e a liberação dos painéis solares, iniciando, assim, as manobras que levarão o novo satélite à sua posição orbital definitiva em 30º oeste.

 

Para Petra Mateos, Presidente da HISPASAT, “com este novo satélite, o segundo dos cinco previstos no nosso Plano de Crescimento, HISPASAT consolida sua liderança nos mercados espanhol e português. O Hispasat 1E é um satélite muito avançado tecnologicamente e de elevados recursos, no qual a companhia incorporou uma importante participação na indústria espacial espanhola, com resultados de alto valor tecnológico”.

 

Com uma vida útil de 15 anos, o novo satélite oferece grandes possibilidades de comunicação de alta qualidade. Conta com 53 transpondedores em banda Ku e capacidade em banda Ka. O Hispasat 1E tem uma massa de lançamento de 5,3 toneladas, um painel solar em órbita de mais de 26 metros, 5 antenas (3 livres), duas antenas e uma potência superior a 13 kW no fim da vida útil. Baseado em uma plataforma LS 1300 de Space Systems Loral, dispõe de um sistema de controle de atitude em 3 eixos, que permite uma grande precisão do apontamento da Terra.

 

A grande potência de emissão do novo satélite Hispasat 1E e sua cobertura oferecem aos clientes de HISPASAT o valor agregado de plena conectividade entre Europa e América para a recepção de senhas (voz, dados, conteúdos audiovisuais, Internet) e sua recepção mediante antenas de diâmetro reduzido.

 

Em sua intervenção, durante o lançamento, a Presidente da HISPASAT destacou que, “olhamos para o futuro com visão e seguiremos aportando soluções inovadoras a nossos clientes, que é a melhor garantia para assegurar o sucesso e o fortalecimento da nossa companhia. Com o novo satélite Hispasat 1E, o Grupo dispõe de nova capacidade de qualidade para continuar seu crescimento em Europa, América e África e para satisfazer as crescentes necessidades de comunicação de seus clientes”.

 

O Grupo HISPASAT

 

HISPASAT é a sétima companhia do mundo por ingressos no seu setor e líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português. Com mais de 1.150 canais de televisão, radio, incluindo os conteúdos de importantes plataformas digitais de Televisão Direta a Residenciais (DTH) e Televisão de Alta Definição (TVAD), o Grupo é o principal ponto tecnológico e cultural entre Europa e América.

 

Nenhum comentário: