Open Geek House

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lomografia é tema de exposição na 11.16

 

Cenários Análogos: lomografia é tema de exposição na 11.16

 

A mostra começa na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, e reúne 25 fotografias

Únicas e surpreendentes: assim são as imagens capturadas pelas câmeras Lomo, tão conhecidas entre os amantes da fotografia. O equipamento analógico, além de ter design supercharmoso e estilo retrô capaz de encantar qualquer um, torna cada foto ímpar, deixando a celebração e emoção do momento transparecerem nas imagens.

Ao contrário das máquinas digitais, as Lomo representam a expectativa e a ansiedade do encontro com a obra, já que é preciso esperar certo tempo até que a imagem seja revelada.

As câmeras tiveram origem na U.R.S.S. da década de 1980, tendo sido redescobertas por rapazes de Viena em meados da década de 1990. Apaixonados pelos efeitos aparentemente prosaicos das máquinas leves, feitas de plástico, começaram a difundir o conceito lomográfico.

Segundo Luiza Testa, proprietária da concept-store 11.16 que, além de roupas e acessórios, está sempre repleta de Lomos, “não há uma pessoa que passe por elas e não se encante”. Na loja, até quem não é apaixonado por fotografia adquire uma câmera para usar de outra forma: como objeto decorativo. Pensando nisso, a partir do dia 17 de fevereiro, às 18h, a Galeria 11.16 inaugura mais uma exposição, dessa vez sobre lomografia. A mostra vai até o mês de junho.

No total, nove expositores entre fotógrafos, publicitários e estudantes de diversos estados brasileiros, apresentarão suas obras ao público. As imagens serão dispostas em biombos, o que leva dinamismo e interatividade à exposição, e estarão à venda. Mais informações pelo telefone (19) 3324-8188.

As Lomos

O termo lomografia surgiu a partir da marca russa Lomo, que fabricava câmeras analógicas, de fácil manuseio e com lentes de plástico. Essas características mostram os diferentes efeitos que deixaram as imagens repletas de cores vivas. Nos dias atuais, é possível encontrar as câmeras tanto no Brasil como no exterior. Há mais de dez modelos disponíveis no mercado e seus preços variam de R$ 80 a R$ 150,00. Em Campinas, as máquinas são encontradas na concept-store 11.16.

Expositores:

Rafaela Azevedo (fotógrafa de Campinas)

Sara Dias (de Campinas)

Lucas Cardoso (publicitário de Campinas)

Flor Dias (estudante de Campinas)

Mídio (de Campinas)

Leonardo Uehara (fotógrafo de São Paulo)

Jorge Sato (fotógrafo de São Paulo)

Lucas Fonseca

Philippe Machado (fotógrafo do Rio de Janeiro)

 

Serviço:

Exposição Cenários análogos, uma exposição lomográfica

Data: 17/02/2011 a 10/07/2011

Horário: de Segunda à Sexta das 10h às 20h. Sábados das 10h às 18h.

Endereço: Galeria 11.16 – Rua Doutor Emílio Ribas, 1058. Cambuí – Campinas/SP

Telefone: (19) 3324-8188

Entrada: gratuita

 

 

Sobre a Galeria 11.16

A Galeria 11.16 está situada dentro da loja multimarcas 11.16. Uma atmosfera encantadora composta por roupas estilizadas, acessórios descolados, aroma agradável e peças artísticas, que possibilita experiências diversas e compra de produtos de boa qualidade com preços acessíveis.  A criatividade e o bom gosto que correm nas veias das irmãs Letícia e Luiza Testa resultaram na criação de um espaço que oferece o melhor da moda, tendências culturais e boa gastronomia, em um dos bairros mais charmosos da cidade. A Galeria proporciona momentos preciosos de cultura através de variadas exposições de arte.

Siga a 11.16 no twitter: @onzedezesseis

Blog 11.16: http://onzedezesseis.wordpress.com

 

Créditos

 

Foto 01: Fotógrafo Leonardo Uehara

Foto 02: Fotógrafo Jorge Sato

Foto 03: Fotógrafa Sara Dias 

                       

 

Nenhum comentário: