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quinta-feira, 10 de março de 2011

FarmVille e CityVille são os jogos mais comentados nas redes sociais

FarmVille e CityVille são os jogos mais comentados nas redes sociais

 

MITI realiza estudo inédito que analisa menções aos principais jogos sociais

 

Os jogos sociais são a nova febre nas redes sociais. O grande diferencial desses games é o fato de permitirem uma experiência compartilhada entre amigos e contatos que compartilham um mesmo jogo. O sucesso dos games sociais é tão grande que já representa um terço do faturamento da indústria de jogos. Buscando entender como os usuários se manifestam sobre os jogos, a MITI Inteligência realizou, entre os dias 21 e 25 de janeiro, uma pesquisa inédita que monitorou o buzz sobre os principais jogos sociais.

 

Foram mais de 10 mil interações. Os games do Facebook: FarmVille, o famoso jogo da fazendinha; e CityVille, lançado no final de 2010, foram os jogos mais citados nas redes sociais: cada um representando pouco mais de 27% dos posts. Colheita Feliz, Café Mania e Mini Fazenda, pertencentes ao Orkut, somaram juntos mais de 40% das menções. O aplicativo do Orkut BuddyPoke, que tem mais de 30 milhões de usuários no Brasil, não teve tanta representatividade  A pesquisa identificou também que a maioria dos comentários (quase 60%) são do Twitter. A segunda rede que mais falou sobre os jogos sociais foi o Facebook, representando quase 40% das interações.

 

Já nas mídias on-line o FarmVille, que empatou com o CityVille  nas redes sociais, foi o jogo mais citado, com 19% das interações. O CityVille representou pouco menos de 10%. A maioria do conteúdo, mais de 80%, foi publicado em veículos especializados e na imprensa online.

 

O estudo monitorou, ainda, as interações sobre as duas principais desenvolvedoras de jogos sociais: Zynga e Mentez. A Zynga foi a mais citada, com pouco mais de 60% dos posts. A maioria dos comentários sobre as empresas foram neutros, mas vários usuários, 17% no caso da Zynga e 8% no caso da Mentez, que tiveram algum problema de funcionamento do jogo também compartilharam essas experiências negativas nas redes sociais. “A imagem do consumidor sobre as marcas, seja positiva ou negativa, influencia diretamente na projeção e percepção da empresa junto aos consumidores. As marcas precisam monitorar a repercussão dos seus serviços nas redes sociais de maneira a antever possíveis crises e direcionar as estratégias de marketing”, atenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

 

Sobre a MITI Inteligência

Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias on-line, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express. 

Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.

 

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