Open Geek House

sábado, 26 de agosto de 2023

Atari Flashback X: vale a pena comprar?

O Atari Flashback X é um console de videogame lançado pela TecToy em 2023. Ele traz 110 jogos clássicos do Atari 2600, além de recursos modernos como saída HDMI e salvamento de progresso.

A Atari foi uma das empresas pioneiras na indústria dos videogames, e o Atari 2600 foi um dos consoles mais populares de todos os tempos. O Atari Flashback X é uma ótima oportunidade para relembrar os clássicos dessa era, e também para experimentar novos recursos que melhoram a experiência de jogo.

Eu tomei contato com o equipamento na minha visita na Eletrolar e pedi para que a Tectoy me emprestasse por alguns dias o console para fazer um review para vocês e por cerca de um mês eu pude instalar e jogar os diversos games que já vem disponíveis.

Antes vamos conhecer um pouco mais do produto e suas funcionalidades.

Design

O Atari Flashback X tem um design clássico, com o mesmo visual do Atari 2600 original. Ele é feito de plástico preto e tem um acabamento brilhante. O console é pequeno e leve, o que facilita o transporte.

O design do Atari Flashback X é uma das suas principais características. Ele é fiel ao design do Atari 2600 original, mas com algumas melhorias. A caixa é mais resistente e o acabamento é mais refinado. O detalhe que simula a madeira é um charme a parte.

Controles

O Atari Flashback X vem com dois joysticks com fio. Os controles são de boa qualidade e oferecem uma boa resposta. Eles são semelhantes aos controles do Atari 2600 original, mas com alguns recursos extras, como um botão de start e um botão de rebobinar.

Os controles do Atari Flashback X são confortáveis de usar e oferecem uma boa precisão. O botão de start é útil para iniciar jogos rapidamente, e o botão de rebobinar é útil para corrigir erros ou tentar novamente uma fase difícil.

Jogos

A seleção de jogos do Atari Flashback X é bem variada. Há jogos de todos os gêneros, desde ação até aventura:

Adventure, Adventure II, AirSea Battle, Aquaventure, Asteroids®, Asteroids® Deluxe, Atari Climber, Backgammon, Basketball, Beamrider™, Black Jack, Bowling, Breakout®, BurgerTime™, Burnin’ Rubber™, Canyon Bomber®, Centipede®, Championship Soccer, Chopper Command™, Circus Atari®, Combat®, Combat® Two, Cosmic Commuter™, Crackpots™, Crystal Castles®, Decathlon, Demons to Diamonds™, Desert Falcon™, Dodge ‘Em, Double Dunk™, Dragster, Enduro™, Fatal Run, Fishing Derby™, Flag Capture, Football, Frog Pond, Front Line™, Frostbite™, Fun with Numbers, Golf, Gravitar®, H.E.R.O.™, Hangman, Haunted House®, Home Run, Human Cannonball™, Indy 500™, Jungle Hunt™, Kaboom!™, Keystone Kapers™, Lock ‘n’ Chase™, Maze Craze, Megamania™, Millipede®, Miniature Golf, Missile Command®, MotoRodeo, Night Driver™, Off-the-Wall, Oink!™, Outlaw™, Piffall!™, Polaris™, Pong® (Video Olympics), Pressure Cooker™, Radar Lock™, Realsports® Baseball, Realsports® Basketball, Realsports® Boxing, Realsports® Football, Realsports® Soccer, Realsports® Volleyball, Return to Haunted House, River Raid’, Saboteur®, Save Mary, Seaquest™, Secret Quest, Sky Diver, Slot Machine, Slot Racers, Solaris, Space Invaders™, Space Raid, Space War, Sprintmaster, Stampede™, Star Ship, Starmaster™, Steeplechase, Stellar Track™, Street Racer, Submarine Commander®, Super Baseball, Super Breakout®, Super Football, Surround, SWORDQUEST® Earthworld, SWORDQUEST® Fireworld, SWORDQUEST® Waterworld, Tempest®, Tic-Tac-Toe, Video Checkers, Video Chess, Video Pinball, Warlords®, Wizard, Yars’ Return, Yars’ Revenge®

Alguns destaques são:

  • Space Invaders
  • Pitfall!
  • Pac-Man
  • Missile Command
  • Donkey Kong
  • Asteroids
  • Breakout

A seleção de jogos do Atari Flashback X é abrangente e oferece algo para todos os gostos. Há clássicos de todos os gêneros, de jogos de ação frenéticos a aventuras desafiadoras. Tem ainda alguns títulos que apresentam mais de uma versão usando o botão select. São variações sutis mas que acabam acrescentando novas possibilidades de diversão.

Além disso há games que são para jogar sozinho e somente algumas opções permitem o jogo em dupla com os dois controles ao mesmo tempo.

Recursos

Além dos jogos clássicos, o Atari Flashback X também oferece alguns recursos modernos. Ele tem saída HDMI, o que permite jogar em TVs de alta definição. Também é possível salvar o progresso dos jogos, o que é útil para jogos longos ou difíceis.

A saída HDMI do Atari Flashback X é uma ótima notícia para quem quer jogar em TVs modernas. Os jogos ficam mais nítidos e coloridos, e a experiência de jogo é muito mais agradável. Ele tem saída de vídeo de 720p de alta definição com filtro de linha de varredura.

O salvamento de progresso é outro recurso importante. Ele permite que você pare de jogar no meio de um jogo e continue de onde parou mais tarde. Isso é útil para jogos longos ou difíceis, que podem exigir muitas horas de dedicação.

Desafios de emular os jogos do Atari 2600

Emular os jogos do Atari 2600 é um desafio, pois os jogos eram simples e coloridos, e dependiam de hardware específico para funcionar. No entanto, os desenvolvedores de emuladores conseguiram superar esses desafios e criar emuladores que permitem jogar os jogos do Atari 2600 em computadores e consoles modernos.

Introdução mais detalhada sobre a Atari e o Atari 2600

A Atari foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney. A empresa rapidamente se tornou uma das principais fabricantes de videogames do mundo, com o lançamento do Atari 2600 em 1977. O Atari 2600 foi um enorme sucesso, e ajudou a popularizar os videogames em todo o mundo.

O Atari 2600 era um console de 8 bits que podia ser conectado a um televisor. Ele tinha uma seleção de jogos embutidos, e também era possível jogar jogos de cartucho. Os jogos do Atari 2600 eram simples e coloridos, e ajudaram a definir o gênero de videogame.

Minha experiência com o Atari Flashback X

Desde o unboxing o console é pura nostalgia. Ele é bem menor que a versão original e não tem mais o espaço para o cartucho.

O equipamento é muito plug and play, ou seja, é só colocar numa tomada e numa entrada HDMI da TV e já está pronto para o uso. O meno que aperece na tela é de navegação muito simples.

O menu preservou a imagem da capa original do game, um detalhe a mais que pode agradar os fãs os fãs do Atari.

Ao escolher os jogos há uma instrução sobre como jogar, porém em inglês.

E aqui cabe uma ressalva importante: nem todos os games disponíveis são tão legais de jogar. Isso porque os games desse período tinham certas limitações gráficas e jogabilidade que nos dias de hoje não me parecem fazer muito sentido. Ou ainda são tão simples ou tão complexos de jogar que acabam perdendo o fator diversão.

E é claro que cada pessoa tem uma determinada conexão (e memória) com cada título. Eu mesmo tive boas lembranças jogando Frostibite:

Pitfall:

E River Raid:

Esses exemplos acima são fotos minhas tiradas na minha TV já com 4K. Note que a imagem é nítida e nada distorcida. Ela não chega a preencher a tela, mas mesmo assim a jogabilidade é bem fluida (eu imagino que em algmas TVs seja possível fazer um ajuste para usar um zoom e deixar em tela cheia, mas na minha não ficou legal). Não tive problemas de travamento ou qualquer outro problema.

É bom lembrar que era um período do mundo dos jogos que sua meta era ou ganhar do seu amigo ou ainda melhorar a sua própria pontuação ou ir o mais longe possível no jogo. E a imaginação era um complemento ao gráfico e ao jeito de jogar. Eu falo isso porque talvez para quem nunca jogou Atari na vida, algums jogos podem não fazer o menor sentido. O personagem era um quadrado, ou um juntado de pixels, mas a gente imaginava um carrinho ou avião ou um personagem ali.

Os controles que ficam direto no controle 1 ajudam demais na hora de trocar os jogos. Dá ainda pra salvar ou até voltar algumas etapas do jogo (na função rewind) para evitar uma jogada errada. Assim os games mais difíceis podem ser melhor explorados.

Dá também para ligar ou desligar linhas na tela que simulam as TVs mais antigas.

Conclusão

O Atari Flashback X é uma ótima opção para quem quer relembrar os clássicos do Atari 2600. Ele tem um bom design, controles de qualidade e uma seleção de jogos variada. Os recursos modernos, como saída HDMI e salvamento de progresso, também são um diferencial.

Apesar desses pontos negativos, o Atari Flashback X é um ótimo console para quem quer se divertir com os clássicos do Atari 2600. Ele é uma ótima opção para jogadores de todas as idades, de crianças a adultos.

Palavras-chave:

  • Atari Flashback X
  • TecToy
  • videogame
  • console
  • review
  • jogos
  • Atari 2600
  • Space Invaders
  • Pitfall!
  • Pac-Man
  • Missile Command
  • Donkey Kong
  • saída HDMI
  • salvamento de progresso
  • design
  • controles
  • seleção de jogos
  • qualidade da imagem

The post Atari Flashback X: vale a pena comprar? appeared first on Blog do Armindo.



from Blog do Armindo https://ift.tt/c5fHU93
via IFTTT

Nenhum comentário: