Open Geek House

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Abaixo-assinado pressiona Câmara a votar PL que regulamenta o uso de animais em pesquisas

A Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) lançou na internet um abaixo-assinado a favor do Projeto de Lei (PL) 3.964, criado pelo Poder Executivo em 1997 e apensado, no ano seguinte, ao PL 1.153. Este foi feito em 1995 pelo deputado Sergio Arouca (PPS/RJ). A ação tem o objetivo de pressionar a Câmara dos Deputados a votar imediatamente a nova lei, que pretende regulamentar o uso de animais em atividades de ensino e pesquisas científicas.

De acordo com a FeSBE, o uso de animais nas pesquisas médicas e científicas é fundamental e insubstituível para a obtenção de bons resultados. Ainda segundo a entidade, “em nenhum lugar do mundo a experimentação animal é proibida e a maioria dos países possui leis que regulamentam o uso de animais.”

Atualmente, 12 anos após a criação do primeiro PL que trata sobre o tema, o projeto 1.153 encontra-se, desde março deste ano, pronto para votação em plenário.

Além da regulamentação, o PL 3.964 prevê a criação do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea) e das Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas). Esses órgãos seriam responsáveis pela fiscalização das normas para o uso de animais nos experimentos e monitoração das técnicas utilizadas.

Outras entidades, além da FeSBE, já se pronunciaram a favor do PL. Entre elas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Para acessar o abaixo-assinado e obter mais informações sobre ele, acesse este site.

Mais informações sobre a tramitação do PL 1.153 e acesso à sua íntegra, neste link.
A íntegra do PL 3.964 pode ser conferida neste link.

Nenhum comentário: