
Copa do Mundo de 2014 está programada para ser realizada em um país da América do Sul, pela primeira vez desde que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio do direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.
No dia 3 de Junho de 2003, a Confederação Sulamericana de Futebol havia anunciado que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18 de dezembro de 2006. A decisão final sobre a sede acontecerá no dia 30 de Novembro de 2007. Essa será a primeira vez na história que a Copa do Mundo acontecerá fora da Europa por duas vezes consecutivas.
O Brasil é o único candidato para sediar a Copa do Mundo. O presidente da FIFA Joseph Blatter disse em 4 de Julho de 2006 que a Copa do Mundo de 2014 provavelmente será sediada no país. No dia 28 de Setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. "Mas a bola está com o Brasil agora", disse.
No dia 13 de Abril de 2007, após visitar o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi, em São Paulo, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse a jornalistas no dia 15 de Setembro de 2006 que o Brasil deveria construir 12 novos estádios para ser capaz de sediar a Copa. Lula ainda disse que nem mesmo a Kyocera Arena, o moderno estádio do Atlético Paranaense em Curitiba, tinha os pré-requisitos, pois havia questões de acesso e estacionamento.
Apesar de tudo, tanto Blatter quando o Presidente Lula estavam otimistas na reunião. O Ministro dos Esportes do Brasil, Orlando Silva, disse que "o Brasil fará o que for preciso para que a Copa seja realizada no país." O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que recuperar estádios e/ou construir novos estádios será responsabilidade da iniciativa privada.
Em 31 de Maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. 21 cidades de 19 estados mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA.
Em 31 de Julho de 2007 a CBF entregou na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, os documentos da proposta, na qual apareciam as 18 cidades selecionadas (incluida a candidatura conjunta de Recife e Olinda).
No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA estiveram nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, para vistoriarem pessoalmente os estádios e a infra estrutura destas cidades candidatas a sede. Além das visitas os inspetores da FIFA assistiram as apresentações dos projetos das demais cidades candidatas.
Neste dia 30 de Novembro de 2007 a FIFA ratificará ou não o Brasil como pais sede da Copa do Mundo de 2014, no caso da confirmação apontara às cidades sedes, cujo número pode variar entre 10 e 14 sedes.
(até a wikipedia já sabia: Copa 2014 Brasil)
 
          
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário