Open Geek House

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Brasil deve ser mesmo confirmado como Sede da Copa do Mundo 2014


Copa do Mundo de 2014 está programada para ser realizada em um país da América do Sul, pela primeira vez desde que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio do direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.

No dia 3 de Junho de 2003, a Confederação Sulamericana de Futebol havia anunciado que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18 de dezembro de 2006. A decisão final sobre a sede acontecerá no dia 30 de Novembro de 2007. Essa será a primeira vez na história que a Copa do Mundo acontecerá fora da Europa por duas vezes consecutivas.

O Brasil é o único candidato para sediar a Copa do Mundo. O presidente da FIFA Joseph Blatter disse em 4 de Julho de 2006 que a Copa do Mundo de 2014 provavelmente será sediada no país. No dia 28 de Setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. "Mas a bola está com o Brasil agora", disse.

No dia 13 de Abril de 2007, após visitar o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi, em São Paulo, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse a jornalistas no dia 15 de Setembro de 2006 que o Brasil deveria construir 12 novos estádios para ser capaz de sediar a Copa. Lula ainda disse que nem mesmo a Kyocera Arena, o moderno estádio do Atlético Paranaense em Curitiba, tinha os pré-requisitos, pois havia questões de acesso e estacionamento.

Apesar de tudo, tanto Blatter quando o Presidente Lula estavam otimistas na reunião. O Ministro dos Esportes do Brasil, Orlando Silva, disse que "o Brasil fará o que for preciso para que a Copa seja realizada no país." O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que recuperar estádios e/ou construir novos estádios será responsabilidade da iniciativa privada.

Em 31 de Maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. 21 cidades de 19 estados mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA.

Em 31 de Julho de 2007 a CBF entregou na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, os documentos da proposta, na qual apareciam as 18 cidades selecionadas (incluida a candidatura conjunta de Recife e Olinda).

No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA estiveram nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, para vistoriarem pessoalmente os estádios e a infra estrutura destas cidades candidatas a sede. Além das visitas os inspetores da FIFA assistiram as apresentações dos projetos das demais cidades candidatas.

Neste dia 30 de Novembro de 2007 a FIFA ratificará ou não o Brasil como pais sede da Copa do Mundo de 2014, no caso da confirmação apontara às cidades sedes, cujo número pode variar entre 10 e 14 sedes.
(até a wikipedia já sabia: Copa 2014 Brasil)

Nenhum comentário: