Open Geek House

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cbers-2 completa 4 anos em órbita

Segundo satélite do Programa Cbers (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), o Cbers-2 completou quatro anos de operação no último dia 21 de outubro. Embora tenha vida útil projetada de dois anos, o Cbers-2 está gerando imagens desde 2003

Em parceria com a China, o Programa Cbers colocou o Brasil entre as nações que detém a tecnologia do sensoriamento remoto, estratégica para o monitoramento ambiental, aplicações como mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica e estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país.

Já foram colocados em órbita três satélites no âmbito deste Programa. O Cbers-2B foi lançado no último dia 19 de setembro e está em fase de testes. E o primeiro satélite, o Cbers-1, foi lançado da China em outubro de 1999 e operou com sucesso por quase quatro anos, até agosto de 2003.

O Brasil é hoje o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política adotada em junho de 2004 que permite o download gratuito. Já foram distribuídas aproximadamente 350 mil imagens a usuários do território brasileiro. Cerca de 1.500 instituições, entre órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e ONGs, além da iniciativa privada, utilizam as imagens do satélite sino-brasileiro.
(fonte: Inpe)

Nenhum comentário: