Open Geek House

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mudanças climáticas, um workshop para jornalistas

"Mudanças Climáticas: o Cenário Brasileiro, a COP-13 e a Cobertura da Imprensa" é o título do workshop organizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), com apoio do Programa de Comunicação em Mudanças Climáticas da Embaixada do Reino Unido, que será realizado entre 21 e 24 de novembro, no Golden Tulip Paulista Plaza, Alameda Santos, nº 85, na cidade de São Paulo.

O workshop é dirigido a jornalistas brasileiros que estejam produzindo matérias relevantes sobre mudanças climáticas ou assuntos correlatos, preferencialmente aqueles trabalhando em veículos da grande imprensa e mídia especializada que estejam comprometidos com a cobertura da próxima Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-13).

Os principais objetivos do evento são: ampliar o conhecimento da imprensa sobre mudanças climáticas no Brasil; apresentar a agenda da COP-13 e oferecer dicas práticas para aprimorar a cobertura do evento; e debater os resultados da análise da cobertura da imprensa brasileira sobre o tema entre 2005 e 2007, elaborada pela Agência Nacional pelos Direitos da Infância (ANDI).

O evento será aberto com uma palestra do climatologista Carlos Nobre, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), sobre mudanças climáticas e o desenvolvimento do Brasil. Em seguida haverá uma aula prática sobre modelagem climática a ser ministrada por José Marengo, pesquisador do CPTEC/INPE, responsável pela coordenação do estudo científico que aponta os cenários climáticos futuros para o Brasil, lançado em fevereiro desse ano.

Estão programados ainda debates sobre o papel do desmatamento nas mudanças climáticas, a posição do governo brasileiro na COP-13, a agenda da sociedade civil na próxima conferência das partes e a cobertura da imprensa sobre o tema, todos a serem mediados por jornalistas.


As inscrições, para participação em todo o evento, ou em painéis específicos, deverão ser feitas até 19 de novembro de 2007, pelo link abaixo, aonde encontra-se também disponível a programação completa do evento:

http://www.iieb.org.br/ModPage.asp?id_programa=5&pag=PAGEworkshop.asp

O número de vagas é limitado.

Nenhum comentário: