Open Geek House

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Sistema - Seriado estréia cheio de referências à Internet


O Tapa na Pantera talvez tenha sido uma das referências mais históricas que um programa de TV brasileiro já fez ao universo WEB. O que falar da atriz Maria Alice Vergueiro fumando cachimbo e depois aparecendo numa sala do incinerador, cheia de fumaça? Simplesmente hilário e muito inteligente. Não dá pra negar, o roteiro tem a cara de Fernanda Young e Alexandre Machado: depois de uma cena de perseguição aparece uma claquete escito "Cena clichê de suspense". Bárbaro.

Mas há ainda outras referências. Primeiro aos Performáticos de Câmeras de Vigilância, sem dúvida nenhuma referências ao filme Matrix e ainda um pouco da cultura Cyber Punk sempre meio esquecida pela grande mídia. Tem outras sacadinha como os vícios de linguagem da operadora de telemarketing, o telefone antigo na mesa de Mat(ainda com disco) e os carrões antigos e a famosa teoria da conspiração de que os norte-americanos nunca foram para Lua. Achou mais alguma referência escondida? Conte pra gente ali nos comentários.

O elenco conta com feras: Selton Mello(na foto de divulgação), Graziella Moretto, Lúcia Bronstein, Maíra Dworecki, Gregório Duvivier e Maria Alice Vergueiro, Betty Goffman, Ney Latorraca e Zezé Polessa.

Enfim se você não assitiu se programe para semana que vem, porque pela estréia o Sistema ainda vai ter muita dor de cabeça. É sempre depois do Globo Repórter.

Sinopse do primeiro capítulo(ALFA):

Alguma hora da tarde. Matias crava o olhar no relógio digital que acaba de comprar de um camelô. Sentado num banco qualquer do centro da cidade, o fonoaudiólogo tenta decifrar o manual de instruções do seu novo acessório de pulso. Mas ele fica todo enrolado com as funções supermodernas. É... As novas tecnologias nem sempre facilitam a vida do homem. Para tentar resolver a situação, ele pede ajuda ao call-center da Sachen Lächerlih, a empresa que promete resolver todos os problemas do mundo!

Enquanto Matias se descabela com os problemas do relógio, a atendente Regina prepara um bom discurso para convencer Greta a lhe dar um aumento na Sachen Lacherlich. Para conseguir subir no cargo, a moça tem de convencer um cliente a comprar um dos vários produtos da empresa. Para seu azar, ela acaba ligando para Matias. E os dois discutem feio. O fonoaudiólogo, sem paciência com a verborragia da atendente, desliga o telefona na cara dela.

Com os nervos à flor da pele, a moça arruma um jeitinho de deletar o fonoaudiólogo do sistema. Ou melhor, de todos os sistemas: Estoura seu cartão de crédito, fecha sua conta no banco e ainda reboca o seu carro. Mas Matias não deixa barato! Em pouco tempo ele conhece o Vitimas do Sistema, um grupo formado por jovens que também foram jogados no ralo do mundo. O fonoaudiólogo, junto a estes rebeldes com causa, tenta desvendar os mistérios que estão por trás das câmeras de vigilância, radares, satélites e, sobretudo, do call-center da Sacher Lächerlich. Afinal, o sistema é o bode espiatório do mundo.

Redação:Alexandre Machado e Fernanda Young
Direção Geral: José Lavigne

Chamada do Próximo Capítulo (BETA):

As vítimas do sistema estão prontas para atacar a cidade. Trash, Matias, Paca e Avenarius entram na fila de uma bilheteria de cinema. De repente, o quarteto assume a posição de atirador em frente a uma das câmeras de vigilância e começam a entoar versos de Gonçalves Dias. Todos riem da situação. Mas os guardas que monitoram as telas logo pensam que o cinema está sendo assaltado. Pelo jeito, o sistema caiu na rede!

O grupo, aos risos, foge para a casa de Leda, a secretária de Matias. Mas alegria de quem é deletado do sistema dura pouco. Katedref, o responsável pelo controle da cidade, com a ajuda de suas sentinelas, captura as tais vítimas do sistema. Afinal, ele precisa manter a ordem e a disciplina na sociedade. O vilão os leva para um galpão abandonado e os observa através de câmeras pós-modernas.

O quarteto entra em pânico ao perceber que está trancado em um galpão misterioso, com fragmentos de meteoros e outros objetos não identificados. Mas, para alegria de todos, Avenarius encontra o celular de Leda. O grupo não hesita em acionar os amigos para pedir socorro. E é Regina quem tenta salvar a trupe de revoltados performáticos! Como o mundo dá voltas. Agora, só resta saber se realmente todos conseguirão escapar das garras tecnológicas de Katedref.

Redação:Alexandre Machado e Fernanda Young Direção geral:José Lavigne

Nenhum comentário: