Open Geek House

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

São Silvestre: 15km de desafios para atletas. E o vencedor é...

É o que saberemos logo mais.

A Corrida de São Silvestre tem tradição em reunir atletas que se preparam o ano todo, competindo em provas de alto nível, mas também não deixa de lado os atletas de final de semana, que fazem a festa no percurso. Assim, nada melhor que ter fôlego suficiente para completar os 15 km de altos e baixos na prova.

Técnicos e atletas dão as dicas para não ficar pelo caminho.Segundo o técnico Jorge Luiz da Silva, da equipe Athletic Luasa, os atletas que disputarão a prova precisam de um bom descanso, hidratação e alimentação saudável, sem excessos.

- O ideal é que almoço ocorra entre 12h e 13h, com uma boa alimentação, rica em carboidratos. Minutos antes se deve fazer hidratação com bebidas isotônicas para chegar bem - explica.

Largada da prova é ponto mais perigoso

E para quem se preocupa com a subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio (Km 13), os técnicos explicam que há pontos mais complicados durante o trajeto, inclusive a descida da Av. Consolação (Km 1), que inicia da corrida.

- A largada da prova é o ponto mais perigoso por causa da descida. É um trecho muito rápido e você pode prejudicar a sua prova. Outro ponto complicado é no Viaduto do Pacaembu (Km 7,5). Ali é que começa a competição, pois é um percurso com muitos trechos de subida e descida, exige boa resistência - avisa o treinador Luiz Antonio dos Santos, que correu a São Silvestre entre 1987 e 1999.

O problema na descida da Consolação é o desgaste, que causa a perda do amortecimento. Caso o atleta faça um ritmo forte, ele pode não ter a mesma sensibilidade ao pisar, tendo de encerrar a prova um pouco mais cedo.

- Tem que saber dosar a força. Seria menos complicado sem a descida da Consolação, mas tem a subida também, que é ruim até para os carros. É uma prova diferente de todas as outras, por isso é sempre imprevisível - afirma Edilberto Barros, técnico de Lucélia Peres, vencedora do ano passado.

O consultor de sistemas Élton Gonçalves Oliveira correrá a tradicional prova pela primeira vez. Élton já correu provas de até 10km, mas o percurso da São Silvestre é o seu maior desafio.

- A São Silvestre tem tradição. Treinei o ano inteiro e agora tentarei fechar bem - afirma Élton.

(globoesporte.com)

Nenhum comentário: