Open Geek House

domingo, 6 de janeiro de 2008

Calculadora ajuda a descobrir os riscos do Câncer de pele

A sociedade Brasileira de Dermatologia disponibilizou em seu site uma calculadora com algumas perguntas sobre a vida do paciente em relação ao sol e aos riscos do câncer de pele.

Depois de um breve cadastro com nome, email e estado, o internauta responde algumas perguntas e em menos de 2 minutos já sabe qual é o risco que tem de desenvolver o câncer de pele.

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

O carcinoma basocelularé o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

Já o carcinoma espinocelular é segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

NA dúvida procure o quanto antes posto de saúde mais próximo do seu bairro ou um dermatologista de confiança.

Clique abaixo para acessar a calculadora:
Calculadora de Câncer de pele

Nenhum comentário: