Open Geek House

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mídia social é foco de campanha criada pela W3haus para Victoria & Albert Museum

Um dos maiores museus de arte e design do mundo, o Victoria & Albert Museum de Londres, contou com parceria brasileira na campanha de divulgação online da exposição Quilts: 1700 – 2010, aberta até 4 de julho.



A mostra especial apresenta 65 quilts criados entre 1700 e os dias de hoje, retratando a história e cultura presentes em cada trabalho, em cada detalhe. Mais do que "colchas de retalhos", quilts contam, a partir de diferentes pedaços de tecidos reunidos, as histórias de quem os criou.



Com o objetivo de despertar o interesse pelo evento e permitir que pessoas do mundo inteiro compartilhem seus quilts e troquem informações sobre o tema, a W3haus, agência de comunicação interativa responsável pela campanha online da exposição, desenvolveu dois espaços virtuais: Quilt of Quilts (http://www.vam.ac.uk/microsites/quilts/) e Patchwork Pattern Maker
(http://www.vam.ac.uk/patchworkpatternmaker).



Quilt of Quilts

O site Quilt of Quilts funciona como uma galeria na qual os usuários podem postar fotos de seus trabalhos, contar suas histórias e receber avaliações e comentários. Detalhes de cada quilt postado no site se unem lado a lado, formando, assim, um quilt de quilts. Essa galeria online já está no ar e os números comprovam seu sucesso: mais de 300 quilts foram expostos e permanecerão visíveis mesmo depois da exposição. A divulgação dos trabalhos é facilitada pela integração do site com redes sociais como Twitter, Facebook e blogs. É possível também buscar peças por cores, assunto e localização.



Patchwork Pattern Maker

A segunda fase da campanha será lançada nesta semana. O Patchwork Pattern Maker (http://www.vam.ac.uk/patchworkpatternmaker) é uma ferramenta que permite aos usuários criarem quilts a partir de quaisquer imagens. O processo é simples: o usuário envia uma foto, que será transformada em um molde a ser impresso. Depois, basta seguir as instruções e produzir sua própria peça. O site fornece dicas sobre o processo, instigando os visitantes a conhecerem mais sobre a técnica e terem a oportunidade de fazer um quilt personalizado. Para comprovar a eficácia da ferramenta, a W3haus escolheu uma imagem do acervo da V&A e, a partir do molde gerado pelo site, encomendou o seu próprio quilt.



"A W3haus criou duas excelentes ferramentas para divulgar a exposição. Elas aliam tecnologias complexas com facilidade de uso", diz Andrew Lewis, gerente responsável pelo conteúdo online do V&A Museum. Andrew destaca também a importância da integração com as redes sociais, que permite que os usuários troquem ideias e compartilhem seus trabalhos. "Estou realmente satisfeito com o trabalho desenvolvido pela agência nesse projeto", finaliza.


Sobre a W3haus

Com 10 anos de experiência, a W3haus possui sedes em São Paulo, Porto Alegre e Londres. Há quatro anos na capital britânica, a agência já desenvolveu trabalhos para Anistia Internacional, Disney e Universal Pictures. Rodrigo Cauduro é o sócio responsável pelas operações em Londres e diretor do projeto para o V&A.


Ficha técnica do projeto

Diretor da conta: Rodrigo Cauduro

Gerente de Projeto: Larissa Magrisso

Desenvolvimento: João de Freitas, Carolina Sebben, Joel Souza, Gustavo Michel, Marcelo Arocha, Gabriel Bender e Thiago Borda.

Nenhum comentário: