Open Geek House

quinta-feira, 6 de maio de 2010

TEDxSudeste apresenta vencedor do Desafio de Vídeos

Quem subirá ao palco do TEDxSudeste, no próximo dia 8 de maio, sábado, no Planetário do Rio de Janeiro, junto com dezenas de pensadores brasileiros e estrangeiros é Tiago Pereira, do Instituto Mário Penna, vencedor do Desafio de Vídeos. Ele mostrou, em dois minutos, a iniciativa Doe Palavras e agora vai compartilhar suas ideias para toda a plateia do evento e ainda assistir às outras palestras.

O Doe Palavras é um movimento para levar mensagens de força aos pacientes com câncer do Instituto Mário Penna, em Minas Gerais. As mensagens podem ser enviadas pelo site doepalavras.com.br ou pelo twitter, acrescentando #doepalavras no que postar. Depois de passar por um filtro, as mensagens são exibidas em TVs dentro do hospital. O projeto foi criado a partir da percepção de que, muitas vezes, o que os pacientes mais precisam é escutar as palavras certas: mensagens positivas, de amor, de esperança. Para Tiago, essa é uma contribuição que todos podem dar para os doentes o tem o poder de transformar a maneira com que eles enfrentam a luta contra o câncer.

Um total de 17 concorrentes participaram do Desafio de Vídeos do TEDxSudeste. O vídeo sobre o projeto Doe Palavras foi eleito pela combinação de voto popular com a nota do júri organizador, seguindo critérios de relevância para a sociedade, inovação e resultado comprovado. O concurso recebeu ao todo cerca de 4.500 votos populares no site www.tedxsudeste.com.br. A novidade é que os autores dos vídeos que concorreram não vão ficar de fora. Todos os pensadores que mandaram suas idéias em vídeo também foram convidados para participar do TEDxSudeste no Planetário, no próximo sábado.

Veja o vídeo do projeto: http://www.tedxsudeste.com.br/2010/desafio-tedxsudeste-tiago-pereira

O que é o TEDxSudeste:

O TEDxSudeste é a versão independente da maior conferência de idéias inspiradoras do mundo, o TED. O evento gratuito reunirá no Planetário do Rio de Janeiro mais de 20 palestrantes para discutir o tema ‘Colaborando para transformar’. Esta será a primeira vez que o Rio de Janeiro sedia uma iniciativa do gênero.

Entre os palestrantes tem um carioca de 13 anos que foi capaz de abalar uma empresa do porte da Apple. O Pedro Franceschi é um renomado desenvolvedor de aplicativos para iPhone e iPod e também um ex-hacker dos mesmos aparelhos. Em 2008, foi responsável pelo desbloqueio de muitos deles, inclusive fora do país – com o dinheiro que cobrava dos conhecidos pelo desbloqueio, R$ 50 de cada, ele comprou seu primeiro iPhone. Haverá ainda histórias inspiradoras de superação. É o caso de Ronaldo Monteiro, ex-sequestrador e ex-detento, que hoje é professor de informática; e Rodrigo Pimentel, ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), consultor em segurança pública, escritor, produtor de cinema e fonte de inspiração do filme Tropa de Elite. Já Teresa Costa d´Amaral, inspirada em sua irmã com paralisia cerebral, fundou o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD); e Vilma Guimarães, gerente-geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, bolou o projeto Igarité, uma idéia levada a cabo de forma inovadora, em prol da educação.

Anote na Agenda

TEDxSudeste

Data: Sábado, 8 de maio

Local: Planetário do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro

Rua Vice-governador Rubens Berardo, 100

Sobre TED

Com o lema é “ideias que merecem ser espalhadas”, o TED hoje se divide em quatro ações: TED Conference, o evento original, atualmente realizado na Califórnia (EUA) e em Oxford (Inglaterra); os TED Talks, vídeos das palestras realizadas no evento, divulgados semanalmente na internet, a fim de espalhar ideias; os eventos TEDx, iniciados em 2008 e atualmente presentes em todo o mundo; e o mais novo pilar, o TED Prize, prêmio de US$100 mil conferido todo ano pelo TED a um pensador de destaque para que ele realize “Um desejo que vai mudar o mundo”.

Quem apoia o TEDxSudeste

Ao se identificar com o TED e orgulhosos da presença de um TEDx pela segunda vez no Brasil, e primeira no Rio de Janeiro, 6D, Agência Ideal, Agência Frog, Camiseteria, Videolog, Monkey Bussiness, Pândega e Editora Trip apóiam o evento. Já a Prefeitura do Rio de Janeiro deu seu apoio institucional ao TEDxSudeste.

Nenhum comentário: