Open Geek House

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

On Line Editora aposta na plataforma digital e pretende lançar nove sites em 2010

São Paulo, 20 de agosto de 2010 – Uma das cinco maiores editoras do país que possui mais de 350 publicações, a On Line é referência nos segmentos de artesanato, noivas e decoração. Com 15 anos de atuação, a editora se prepara para usar e abusar da internet lançando até o final deste ano nove sites e um portal para a hospedagem de conteúdo. O projeto foi concebido em parceria com a Lecom, empresa de comunicação digital responsável pelo desenvolvimento dos sites.

Yes! Teen
O pontapé inicial já foi dado em janeiro, com o lançamento do portal www.yesteen.com.br (da edição impressa de mesmo nome). Voltado ao público adolescente, o site foi reformulado e conta com um layout moderno e clean que prioriza a interatividade e a usabilidade. O leitor pode opinar e seguir o twitter yesteen (http://twitter.com/yesteen). O projeto traz algumas novidades em relação aos principais concorrentes, como área de vídeos (Yes! TV), concursos culturais, resumo da semana e o twitter no site.

A proposta é alimentar o site com informação voltada ao público adolescente, que passa muitas horas por dia navegando na internet em busca de assuntos de interesse desta faixa etária. Além de ser um importante canal de comunicação, o site procura explorar seu potencial multimídia, com banners e vídeos.

Resultados conquistados
Em sete meses no ar, segundo dados da Lecom, houve aumento de 1.334% no número de pageviews (de 114.141 para 1.637.157 ao mês), de 871% no número de visitantes (de 29.476 para 286.281 ao mês) e de 72% no tempo médio de navegação (de 00:03:50 para 00:06:36). “São números excelentes”, comemora Tiago Amôr, gerente de Operações da Lecom, lembrando que a expectativa vai ao encontro da principal estratégia da On Line Editora: conseguir cada vez mais investimentos em publicidade digital.

Portal de Decoração
O segundo site lançado foi o www.portaldecoração.com.br, que disponibiliza o conteúdo das mais de 30 revistas do segmento de decoração da On Line Editora – incluindo o da segunda revista do setor mais vendida em bancas no Brasil, a Casa & Decoração. O site tem como público-alvo os jovens e os adultos, entre 20 e 59 anos, pertencentes às classes sociais: A (25%), B (59%) e C (16%) e visa estreitar o relacionamento com os leitores e ampliar seus serviços editoriais por meio da plataforma digital. O projeto tem como principais diferenciais o visual clean e a área de vídeos, que permite à editora explorar imagens de ambientes e artigos de decoração.

Portal de Artesanato
O site mais recente da editora, lançado no final de junho, é o www.portaldeartesanato.com.br, especializado em artesanato. A editora tem mais de 50 publicações do segmento, tendo como carro-chefe a revista Faça Fácil.

“A criação do Portal de Artesanato representa um novo nicho de atuação para a On Line, pois amplia seus meios de comunicação com o público consumidor de artesanato e, consequentemente, abre novo caminho para negociação com o mercado publicitário”, afirma Marcos Nóbrega, diretor de publicidade da On Line Editora. Neste site sobre artesanato, até a navegabilidade foi pensada especialmente para o público do setor. Segundo o diretor, o portal visa a contribuir para o fortalecimento do artesanato no país, dando espaço aos artesãos para mostrarem o seu trabalho.

“Temos ótimas expectativas com o novo portal, justamente por entrarmos num grande oceano de oportunidades”, afirma Amôr. O diferencial, aqui, é a área de Passo a Passo, onde os usuários podem acompanhar de forma interativa as fases de cada técnica artesanal, do começo ao fim, com toda interatividade que a internet oferece.

O que vem por aí
Há grande expectativa para a entrega do próximo site. No final de agosto será lançado o projeto do portal Vendo Autos, que desperta grande interesse por parte da On Line Editora. Os demais sites a serem lançados atendem aos segmentos de: noivas, turismo, educação e beleza e bem-estar. Segundo Nóbrega, o próximo passo dentro da estratégia de utilizar novas plataformas de distribuição de conteúdo será disponibilizar as publicações em e-readers (leitor de publicações digitais).

Tecnologia web
A Lecom utilizou sua plataforma de gerenciamento de conteúdo CMS (CMS - Content Management Systems) que facilita a gestão de sites, portais e intranets e também permite ao usuário criar e gerir conteúdos em tempo real. A plataforma é flexível e possibilita integração com ferramentas de mídias sociais e web 2.0, além de aderir as principais linguagens e plugins do mercado.

Localizada em São Paulo (SP), a On Line Editora publica mensalmente 2,5 milhões de exemplares e lança por mês cerca de 100 títulos. A empresa conta com 420 funcionários, 80 deles jornalistas, que trabalham nas unidades de São Paulo, Osasco e Rio de Janeiro (RJ).

Sobre a Lecom

Lecom significa Liderança Estratégica em Comunicação Digital. Fundada em 1995, a empresa oferece soluções de comunicação digital a fim de facilitar estratégias corporativas e agregar valor econômico e social às empresas que veem a Tecnologia da Informação como diferencial competitivo. Algumas de suas principais soluções são: ATOS Workflow, e-Procurement, e-Marketing, Força de Vendas, Projetos Transacionais, entre outras.

A empresa já foi premiada por veículos especializados como melhor fornecedora de soluções e-Marketing e Força de Vendas, tendo vários clientes premiados também por ser referência na utilização de soluções de comunicação digital em seu setor. Com unidades em São Paulo (capital e interior) e na região Sul, a Lecom possui clientes de médio e grande porte em todo Brasil, cujas marcas resumem sua expertise: BMW, Teka, Melitta, Tupy, Lorenzetti, VCP, Marcegaglia, Dedini, On Line Editora, Diário ABC, entre outras.

Para mais informações acesse www.lecom.com.br

Nenhum comentário: