Open Geek House

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Presidente da Telebrás e empresários da área de telecomunicação debatem sobre o papel dos provedores de Internet no Plano Nacional de Banda Larga

O 1º Encontro Unotel de Provedores, ocorrido no Rio de Janeiro no dia 6/8, trouxe discussões sobre a função dos provedores regionais de telecomunicação no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e as soluções para a construção da última milha para cerca de 250 empresas que estiveram presentes no evento. Com foco principal na presença desses provedores para a inclusão digital no Brasil, os palestrantes também discutiram a qualidade dos serviços que deverão ser prestados na consolidação PNBL e outros temas, como sugestões para melhorias dos serviços prestados para o cliente final.



O principal discurso foi o de Rogério Santanna, presidente da Telebrás, que falou sobre o diagnóstico da banda larga no país e qual será o papel dos pequenos provedores na estruturação da Internet em todas as cidades brasileiras. De acordo com Santanna, o uso da banda larga para a melhoria da prestação de serviços públicos como saúde e educação e o desenvolvimento do interior dos estados brasileiros serão os principais ganhos da sociedade com o PNBL.



“Consideramos o evento um sucesso porque os mais de 250 representantes das empresas presentes perceberam no Encontro que eles são fundamentais para ligar o país através da Internet. Quem acompanhou as palestras sentiu que sua empresa fará parte do PNBL e são as peças-chave do Programa”, resume João José Ranzani, presidente da Unotel Telecom.



Também foram abordadas informações relevantes sobre os serviços prestados para o consumidor final. Discussões sobre o uso do rádio e apresentações de inovações em wireless foram algumas ferramentas expostas como sugestão para a construção da última milha. Modelos de negócio, cases de sucesso em telefonia IP, softwares de gestão e empreendedorismo para provedores, como se tornar um sistema autônomo (AS) e como funciona o projeto PTT-Metro do NIC.br, fizeram parte da pauta das palestras.



“Os provedores sentiram que eles têm que oferecer serviços de alta qualidade para acompanhar o desenvolvimento digital do Brasil e, no evento, encontraram as melhores soluções para enriquecerem a oferta de serviços“, complementa Ranzani. No encontro, também foi mostrada a organização do Comitê Gestor da Internet e como uma empresa pode se associar ao Ponto de Troca de Tráfego (PTT Metro) em São Paulo, oferecido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br).



O presidente da Unotel afirma que o sucesso do evento foi resultado do profissionalismo e seriedade com que os organizadores do Encontro encararam os temas discutidos. “Agradeço a todos os palestrantes e ao staff pelo alto nível dos relacionamentos gerados. O evento culminou no sucesso absoluto de público, de negócios e de interessados, arrancando elogios tanto dos participantes, convidados assim como da Diretoria e do Conselho da Unotel Telecom.”





Sobre a Unotel

A Unotel Telecom S/A, empresa brasileira que oferece soluções em telecomunicações, Internet e tecnologia, foi fundada em 2006 a partir da associação de empresários ligados ao segmento de Provedores de Internet. Surgiu com o objetivo de oferecer acesso dedicado à Internet e Banda Larga com melhor qualidade, maior valor agregado e de modo menos oneroso para seus clientes. A empresa se posiciona hoje no mercado como uma companhia independente, que conta com redes modernas, equipamentos padronizados e atendimento ágil e de qualidade para oferta de banda larga no atacado, com altíssimas velocidades e custos competitivos. Representa atualmente uma alternativa eficaz para seus clientes - aproximadamente 300 empresas regionais de telecomunicação (Provedores de Internet e outros serviços) -, que atendem a mais de um milhão de usuários finais (residenciais e corporativos) em todo o país. A Unotel Telecom S/A pode ofertar serviços em todo o território nacional, utilizando infraestrutura de acesso e transporte de dados com mais de 30 mil quilômetros de fibra óptica.

Nenhum comentário: