Open Geek House

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nós tuitamos, vós tuitais, eles tuitam

Se Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, principal lexicógrafo brasileiro – cujo nome virou sinônimo inequívoco da palavra “dicionário” – ainda estivesse vivo, completaria 100 anos em 2010. É possível que ele também fosse uma das grandes celebridades do Twitter, com milhares de seguidores inebriados pelas tuitadas geniais do mestre da Língua Portuguesa.



O grande escritor e crítico literário alagoano teria, possivelmente, um blog entre os mais lidos da web nacional e um celular provido de tecnologia blue tooth. Sua opinião sobre a popularização dos e-books jamais será desvendada, porém, é de se acreditar que ele lutaria pela imortalidade dos livros impressos. Conjecturas à parte, uma verdade é incontestável: se vivo estivesse, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conheceria todas essas palavras estrangeiras - já indissociáveis do vocabulário cotidiano atual - agora perpetuadas na 5ª Edição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, lançada pela Editora Positivo.



Caixa de texto: As palavras que passaram a fazer parte do mais importante dicionário da Língua Portuguesa vêm de diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética. Confira algumas delas: agrobusiness, allnews, bandeide, barwoman, biojoia, blogar, blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, bollywoodiano, botox, bullying, chef, chocólatra, chororô, ciabatta, combo, cookie, data-show, donut, doula, e-book, ecobag, ecojoia, ecotáxi, ecoturismo, empreendedorismo, Enem, flex, fotolog, glamorizar, hora-aula, hotspot, mix, mochileiro, nerd, odontogeriatria, pet shop, petit gâteau, pop-up, pré-sal, ricardão, saidinha de banco, SAMU, sex shop, tablet, test drive, tuitar.Entre os diferenciais da nova edição, que chega ao mercado 6% maior do que a versão anterior, estão milhares de novos verbetes e locuções, além de uma relação com as três mil palavras mais utilizadas na escrita contemporânea, retiradas de um acervo com mais de cinco milhões de ocorrências. Um novo projeto gráfico tornou a consulta ainda mais fácil e oferece ao consulente fotografias e os trechos mais marcantes da biografia do autor a cada abertura de capítulo. Outra novidade é a “Fonte Aurélio”, desenvolvida a partir de um estudo da caligrafia original do autor e utilizada para marcar o início das letras do alfabeto. É possível fazer o download gratuito da fonte no site do Dicionário Aurélio (www.aureliopositivo.com.br), reformulado recentemente em homenagem ao centenário do lexicógrafo.



Dentre os novos vocábulos, uma série de estrangeirismos já intrínsecos aos diálogos populares, como ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up e sex shop.



O uso das abonações – frases que servem para demonstrar a exatidão do significado de uma palavra ou locução – também foi ampliado. O novo Aurélio traz, além das clássicas citações utilizadas em edições anteriores, trechos de novas obras da literatura nacional e internacional, que demonstram como as palavras são utilizadas no discurso real de uma língua viva, orgânica e contemporânea.



Edição Histórica – Nada mais justo que comemorar o centenário de nascimento de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira com uma edição especial do seu maior legado. Por isso, a Editora Positivo preparou uma tiragem especial da 5ª Edição do Dicionário Aurélio, com capa especial comemorativa – impressa na cor dourada – e tiragem limitada. Os exemplares da Edição Histórica, como está sendo chamada, serão entregues a personalidades brasileiras reconhecidas pela relação que construíram com a Língua Portuguesa.



A 5ª Edição do Dicionário Aurélio contou com a coordenação de Marina Baird Ferreira – viúva do professor Aurélio – e de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de toda sua equipe de lexicógrafos. Em parceria com a Editora Positivo, a equipe trabalha nessa edição desde 2004, visando suprir as necessidades dos consulentes e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia das palavras, entre outras utilidades da obra. “Cuidamos da produção editorial dos dicionários e contamos com a parceria de D. Marina para estabelecer as diretrizes do conteúdo das obras”, explica Emerson Santos, Diretor-Geral da Editora Positivo.



Os direitos de publicação das obras Aurélio pertencem, desde 2004, à Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país, sediada em Curitiba (PR). A partir dessa concessão, o trabalho é focado no aprimoramento e na atualização dessa obra viva da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: