Open Geek House

sexta-feira, 4 de março de 2011

Rede Globo e NET juntas no carnaval 2011 em 3D

Rede Globo e NET juntas no carnaval 2011 em 3D 

Desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro serão transmitidos em 3D para todas as cidades onde a NET oferece o serviço de TV em alta definição

A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro,  e a NET, operadora de TV a Cabo, celebraram um acordo para exibição em 3D do Carnaval 2011, ao vivo, para todo o Brasil. No ano passado, a parceria entre as duas empresas garantiu a primeira transmissão ao vivo e em 3D do País, exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro.

A transmissão experimental bem sucedida do ano passado viabilizou a expansão da distribuição do sinal 3D para todas as praças onde a NET atua em 2011. A oportunidade será exclusiva para os clientes NET HD e NET HD Max pelo canal 701, nos dias 6 e 7 de março, a partir das 21h.

"O HD 3D representa a vanguarda da tecnologia e da inovação em televisão. Pela primeira vez o Brasil terá uma transmissão 3D deste porte, acessível a todos os clientes com plano HD da NET. Milhões de telespectadores que possuírem uma televisão preparada para a tecnologia 3D e assinarem um dos nossos planos HD da NET terão a sensação de estar dentro da Sapucaí", avalia Márcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da NET.

Os decodificadores de alta definição da NET estão aptos a receber os sinais em HD 3D. É necessário um televisor adequado à nova tecnologia e também os óculos, que permitem criar o efeito de profundidade na imagem.

PRODUÇÃO

Com o inicio das transmissões de TV em HD e 3D, além do benefício de ter imagens com alta definição, o consumidor passará a ter a sensação de profundidade, que o transportará para dentro da cena.

Segundo José Dias, diretor de Novas Mídias da Rede Globo, a produção em 3D requer novas técnicas e investimentos, uma vez que a estrutura de geração das imagens em 3D é completamente independente da geração normal. "É um desafio, mas enriquece muito a forma como o público "assiste" um evento deste porte".


TRANSMISSÃO
    

A estrutura existente na transmissão da TV digital será utilizada para a 3D. "Os dois sinais gerados, do olho direito e olho esquerdo, são combinados em um único canal com imagens exibidas lado a lado (ou side-by-side, na terminologia original da tecnologia). Dessa forma, enviamos o sinal como se fosse um canal HD da NET", detalha José Dias.

Além de possuir uma TV 3D ready e os óculos especiais, o cliente precisará selecionar o modo 3D da TV para que as imagens sejam exibidas apropriadamente e todos os detalhes desta transmissão inédita sejam aproveitados nas principais cidades do Brasil.

O volume estimado de TVs 3D comercializadas no Brasil até o momento é de cerca de 1 milhão de unidades, volume próximo ao de domicílios atendidos pelo serviço de alta definição da NET. "Estes números dão uma ideia do quanto a tecnologia evoluiu desde a nossa primeira experiência e nos motivaram a dar este novo passo, preparando um futuro cada vez mais próximo, com imagens e programação 3D disponíveis em larga escala para nossos clientes", completa Marcio Carvalho, da NET.

Nenhum comentário: