Open Geek House

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jacareí é a primeira cidade a receber o terceiro ciclo da exposição itinerante da SOS Mata Atlântica

Jacareí é a primeira cidade a receber o terceiro ciclo da exposição itinerante da SOS Mata Atlântica

 

Na semana da Mata Atlântica, o caminhão adaptado estaciona no Parque da Cidade, em Jacareí.

 

Em maio, começa mais uma viagem do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Desta vez, a ONG dará início em Jacareí ao terceiro ciclo anual de conscientização e educação ambiental do projeto. Entre os dias 25 e 29 de maio (semana da Mata Atlântica), o caminhão, totalmente adaptado pela ONG, e sua equipe de biólogos e educadores ambientais, estarão no Parque da Cidade (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino) para realizar atrações gratuitas com a população. Entre elas estão palestras, oficinas, jogos educativos, análise de água, exibições de filmes e muito mais. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Projeto Beija-Flor.

 

A visita ao município de Jacareí serve para mostrar que, apesar da cobertura original da Mata Atlântica na cidade ter sido reduzida de 100% para apenas 4%, a população ainda pode evitar que o desmatamento continue a ocorrer. A coordenadora do projeto, Camila Plaça, comenta a importância da mudança no comportamento da população: “Hoje, restam apenas 7% de toda Mata Atlântica original brasileira, por isso, não podemos deixar para agir depois, pode acabar sendo tarde demais. As pessoas precisam conhecer como e porque devemos contribuir para a redução do desmatamento. Além disso, a população deve ter a consciência de que uma pequena ação pode fazer a diferença na vida de muitas outras pessoas”. Camila ainda destaca que as pessoas também devem cobrar das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental.

Após Jacareí, o projeto seguirá para Taubaté, onde fica de 1º a 5 de junho, na Praça Santa Teresinha, no centro da cidade.

 

Atividades do projeto itinerante em Jacareí

Durante os cinco dias, serão promovidas diversas atrações na cidade. Algumas delas têm horário marcado. No primeiro dia (25/5), por exemplo, acontecerá a solenidade de abertura do projeto, às 11h. No mesmo dia, às 16h, será realizada a coleta de água do Rio Paraíba do Sul, para análise de sua qualidade. No segundo dia (26/5), a partir das 10h, serão realizados diversos jogos educativos. Às 16h, acontecerá a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Jacareí”, na qual a equipe do projeto abordará temas como desmatamento, educação ambiental, preservação, hábitos sustentáveis e outros assuntos relacionados à Mata Atlântica local. Na sexta-feira (27/5), terceiro dia de evento, às 11h, acontecerão exibições do CineMata, com filmes de caráter socioambiental e livres para todas as idades. Já às 15h, a equipe promoverá uma oficina de desenho de animais da Mata Atlântica. Além disso, nos três primeiros dias, haverá a participação do Homem Sacola, um diferente personagem que falará sobre a importância da redução do uso de sacolas plásticas – das 12h às 16h, no primeiro dia, e das 10h às 16h, nos dias seguintes.

 

Para o final de semana estão programadas mais exibições do CineMata (sábado, dia 28/5, às 14h) e mais jogos educativos (domingo, dia 29/5, às 13h). Nos dois dias, sempre às 11h e às 15h, o ambientalista Marcos Avlis realizará palestras sobre motivação ambiental e sacolinhas plásticas.

 

Há ainda diversas outras atividades que podem acontecer a qualquer momento, como a Mini Biblioteca para consultas, novas exibições do CineMata, oficinas de desenhos e de pintura de máscaras, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória e a Roda das Sensações. O público também poderá conhecer a maquete dinâmica e interativa, que fica exposta durante todo o horário de funcionamento e mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Simulando uma chuva em cima da maquete, os educadores ambientais do projeto mostram também a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades.

 

O caminhão conta, ainda, com uma estrutura própria para receber deficientes físicos, com um elevador específico. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo email itinerante@sosma.org.br. Mais informações pelo site www.sosma.org.br.

 

 

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada pelo projeto, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isto, a ONG realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros.

 

Na cidade de Jacareí, foi selecionado o Rio Paraíba do Sul, com coleta a ser realizada no ponto mais próximo e acessível do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado no final da estadia na cidade. “As análises servem para mostrar para a sociedade a real situação do território onde vive. A população pode e deve ajudar na conservação das águas, gerando menos lixo e separando corretamente os gerados, optando por produtos de limpeza que não agridam os rios e, também, cobrando e apontando erros para as autoridades locais”, destaca Camila.

 

Terceiro ciclo anual

Ao todo 43 cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão visitadas pelo terceiro ciclo do projeto, que será lançado durante a sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece de 20 a 22 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Quem tiver interesse em acompanhar as visitas do projeto em cada cidade por onde passa, deve acessar www.sosma.org.br/blog.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Camila Plaça, o caminhão, em sua nova jornada, revisitará algumas cidades que já receberam a exposição no primeiro ciclo, mas também passará por novos locais. “Vamos voltar em algumas cidades para intensificar a mensagem que queremos passar e, também, para verificar o que evoluiu depois da visita do projeto. Além disso, com o novo layout, pretendemos mostrar que a Mata Atlântica não está apenas nos parques e reservas, mas também faz parte de nossas vidas através da água que bebemos, do ar que respiramos, do clima que toma conta da nossa cidade, entre outros. É possível ter muitas atitudes positivas em prol da proteção do Bioma, e as novas atividades mostrarão como”, avisa.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO EM JACAREÍ

 

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.

Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.

Cidade: Jacareí (SP) - Data: de 25 a 29 de maio de 2011.

Local: Parque da Cidade (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino).

Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br

Apoio local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Projeto Beija-Flor.

 

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, Mini Biblioteca para  Consultas, brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos, Pintura de Máscaras de Animais da Mata Atlântica e outros Jogos Educativos.

 

25 de maio (qua) – Parque da Cidade

Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 11h às 16h.

11h – Solenidade de Abertura.

12h às 16h – Participação do Homem Sacola, personagem que fala sobre a importância da redução do uso de sacolas plásticas.

16h – Coleta de água do Rio Paraíba do Sul para análise.

 

26 de maio (qui) – Parque da Cidade

Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h.

10h às 16h – Participação do Homem Sacola, personagem que fala sobre a importância da redução do uso de sacolas plásticas.

10h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.

14h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Jacareí.

 

27 de maio (sex) – Parque da Cidade

Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h.

10h às 16h – Participação do Homem Sacola, personagem que fala sobre a importância da redução do uso de sacolas plásticas.

11h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

 

28 de maio (sáb) – Parque da Cidade

Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h.

11h – Palestra: Motivação Ambiental e Sacolinhas Plásticas, com Marcos Avlis.

14h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

15h – Palestra: Motivação Ambiental e Sacolinhas Plásticas, com Marcos Avlis.

 

29 de maio (dom) – Parque da Cidade

Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h

11h – Palestra: Motivação Ambiental e Sacolinhas Plásticas, com Marcos Avlis.

13h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.

15h – Palestra: Motivação Ambiental e Sacolinhas Plásticas, com Marcos Avlis.

16h – Encerramento das atividades.

 

Sobre o projeto itinerante:

O “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, foi lançado em maio de 2009 e visitou 80 cidades em seus dois primeiros ciclos anuais, do Rio Grande do Sul ao Piauí, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros. Ao todo, mais de 290 mil pessoas já participaram das atividades realizadas no caminhão. Além disso, 80 corpos d’água foram monitorados pelo projeto, que contou com apoio de 250 instituições ao longo da viagem.  

 

 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica comemora em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas

Nenhum comentário: