Open Geek House

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programa Clickarvore da Fundação SOS Mata Atlântica completa 10 anos e terá um novo formato

Durante o Viva a Mata 2010 serão apresentados os resultados do programa de restauração da Mata Atlântica, que ao longo dos anos, com participação de internautas plantou 22 milhões de mudas de árvores nativas em áreas estratégicas para o Bioma.

A Fundação SOS Mata Atlântica apresenta dia 23 de maio, às 17h, durante o Viva a Mata 2010 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece entre 21 e 23 de maio, na Arena de Eventos ao lado da Marquise do Parque Ibirapuera, a reformulação do Clickarvore e os resultados do programa que é um sucesso entre os internautas há 10 anos. Nesse dia também será lançada a publicação: “Clickarvore: Há dez anos plantando árvores e cidadania”, com os principais resultados do programa; que somaram uma área de 13 mil hectares e as histórias de alguns dos mil proprietários de terra beneficiados até agora. A primeira fase do programa teve a parceria do Instituto Ambiental Vidágua e do Grupo Abril. “O Clickarvore é um marco em projetos ambientais pela internet. A participação dos internautas ao longo desses anos foi um sucesso e contribuiu significativamente para um resultado positivo na prática: 22 milhões de mudas plantadas”, informa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica. Essa segunda fase continua com a parceria do Grupo Abril. O novo site entra no ar no dia 24 de maio.

Lançado em agosto de 2000, o programa registra picos de 27 mil cliques por dia e, ao longo desses 10 anos, contou com o cadastro de quase 250 mil internautas. O Clickarvore consiste em um clique diário dos internautas que simboliza o plantio virtual de uma muda. Com esse clique, as mudas são plantadas em áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica, especialmente as Áreas de Preservação Permanente (APPs) que podem ser matas ciliares e encostas de morro em propriedades que não tem essa vegetação natural. Os internautas podem acompanhar o tamanho de sua floresta e onde as mudas foram plantadas.

Com isso, além de colaborar com a restauração da Mata Atlântica, o programa também ajuda proprietários de terra a se adequarem e solucionarem seus passivos ambientais de acordo com o que é estabelecido pela legislação ambiental brasileira. Essas propriedades são escolhidas mediante o cadastro feito pelos seus donos - ou por viveiros parceiros - que são avaliados e com a aprovação recebem as mudas patrocinadas por empresas, como Bradesco Capitalização e Cartões, Bracelpa, Hopihari, AstraZeneca, entre outras.

Novo formato do Clickarvore

Fechado este ciclo de 10 anos, o Clickarvore ganhará um novo formato. Os internautas poderão participar de outra forma. Eles terão disponível um “VOTO” por dia. A SOS Mata Atlântica apresentará no portal as regiões onde as mudas podem ser plantadas e o participante faz a votação. “Dessa forma, o internauta continuará participando ativamente do programa, porém sugerindo a região do plantio, conforme as opções oferecidas pela Fundação”, informa Marcia. “Eles também poderão fazer campanhas online para envolver seus amigos e ao votar diariamente ganham pontos para participar de um jogo virtual em que cada um terá uma fazenda para cuidar e restaurar. Mesmo que virtualmente, queremos que todos experimentem os cuidados com a terra.”

As propriedades e viveiros que receberão as mudas do Clickarvore serão selecionados de outra forma. A Fundação SOS Mata Atlântica abrirá editais para que os proprietários se inscrevam e enviem suas propostas para recebimento das mudas. “Após recebermos as propostas vamos avaliá-las para identificar a intenção do proprietário e a situação de sua propriedade”, explica Rafael Bitante, coordenador de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica. O primeiro edital também será divulgado no dia 23 de maio.

Após o plantio nesses locais, a SOS Mata Atlântica continua com as vistorias para verificar como as mudas estão sendo mantidas e após constatar uma boa manutenção, os proprietários receberão bonificações pelo trabalho desenvolvido. “Isso não chega a ser um pagamento por serviço ambiental, mas é um incentivo, uma forma de valorizar a luta de preservação desses proprietários”, salienta Bitante.

Os incentivos, não serão direcionados apenas para os proprietários, mas também para os viveiros. Se, durante a implantação do projeto, a área restaurada apresentar as qualidades esperadas, o viveiro também será premiado economicamente.

Clickarvore: Há dez anos plantando árvores e cidadania

O livro conta toda a história do programa, desde a sua estruturação, a relação com parceiros, patrocinadores, empresas, ONGs e academia. Além disso, há um destaque sobre a participação dos internautas, que em todos os anos foram atores fundamentais para o sucesso do programa, e do outro lado os viveiros e proprietários de terra. “Vale ressaltar que o programa não obteve só resultado em restauração florestal, mas também no seu poder de alcance de mobilização de pessoas para a causa”, destaca Marcia Hirota. O livro ainda menciona o futuro do programa que entra em um novo ciclo. Com reportagem e texto da jornalista Maura Campanilli, a publicação tem o patrocínio de Bradesco Capitalização e Bradesco Cartões.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. Para outras informações, acesse www.sosma.org.br.

Nenhum comentário: