Open Geek House

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Professores de escolas públicas do RJ, ES, SP e MG ganham Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

A 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores reconheceu na noite do dia 04 de agosto, em São Paulo, cinco projetos de professores brasileiros que se destacaram entre os 1.056 inscritos no País. Classificados para a fase regional da competição, os educadores apresentarão no Panamá, em 25 de agosto, o sucesso de iniciativas promovidas em escolas públicas nacionais com o uso das TICs em sala de aula para a evolução do processo de ensino e aprendizagem.



A professora capixaba Adriana Silva de Oliveira, da EEEFM Prof. Francisco Coelho Ávila Junior, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), recebeu o prêmio principal da noite e foi eleita como a Educadora Inovadora 2010. O projeto apresentado por ela “Escola nas nuvens – Soluções Inovadoras na Educação” trabalha o conceito tecnológico de Cloud Computing para possibilitar a co-autoria, autonomia e expressão pessoal, conceitos e serviços da internet de forma dinâmica e colaborativa entre alunos e professores.



Duplas de professores brasileiros foram premiadas em cinco categorias: Inovação em Colaboração, Inovação em Conteúdo, Inovação em Comunidade, Educador Inovador Escola Técnica e Educador Inovador (eleito por voto popular e por uma banca examinadora). Se vencerem a etapa regional, esses educadores terão a oportunidade de viajar à África do Sul, em outubro deste ano, para a disputa mundial. Conheça os campeões da Fase Nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores:



Categoria: Inovação em Colaboração



Água, Terra, Fogo e Ar – A ecologia através dos filmes de animação
Colégio Pedro II
Rio de Janeiro - RJ

Realizado pelos alunos do 7º ano, o projeto baseado na aprendizagem cooperativa e na troca e construção do conhecimento, consiste na criação de filmes de animação em stop motion, sobre o tema Ecologia Urbana. O trabalho interdisciplinar utiliza a linguagem audiovisual e aborda disciplinas como Ciências, Geografia, Português, Artes, Desenho e Informática Educativa. Os professores Siddharta Fernandes e Ana Paula Pitta são os responsáveis pelo projeto.



Categoria: Inovação em Conteúdo



Romantismo do século XXI: uma leitura de jovens protagonistas
Escola de Educação Básica e Profissional Dona Sinhá Neves – Fundação Bradesco
São João Del Rei – MG

Dirigido aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, o projeto das professoras Maria Rodarte Paiva e Valdir Pereira Alves Jr. busca ensinar na prática as três fases do Romantismo Brasileiro do século XVIII, transportando características da época à realidade atual. O trabalho com as TICs resultou na elaboração de DVDs contando a história da cidade com olhar romântico, site, blog, placas com dizeres poéticos espalhadas pelo bairro e em estabelecimentos comerciais na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais.



Categoria: Inovação em Comunidade



Campo Sustentável
Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão
Vila Pavão – ES

Voltado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, esse projeto das professoras Edilene Rodrigues e Andréa Rodrigues tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimentos, onde os alunos da zona rural aprendem sobres as TICs e têm a possibilidade de ensinar seus pais, a maior parte agricultores, a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.



Categoria: Inovação em Escolas Técnicas



Projeto Integratec - Integração Conhecimento Tecnológico e Cultural

Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso
Batatais – SP


Projeto visa à integração de conhecimentos técnicos e de cultura geral. Utilizando a linguagem de programação, os alunos têm a oportunidade de criar blogs, onde notícias interessantes de TI são armazenadas e divididas entre colegas. Outras atividades de estímulo também são feitas, como a interação de ex-alunos e familiares, além da criação de jogos entre turmas. Viviana Zanella é a professora responsável.



Premiação

Concorreram na etapa brasileira doze projetos das seguintes cidades: Cachoeiro de Itapemirim (ES), Rio de Janeiro (RJ), Porto Nacional (TO), São João Del Rei (MG), General Câmara (RS), Campo Bom (RS), Campinas (SP), Vila Pavão (ES), Itapipoca (CE), Serra (ES) e Batatais (SP).



Além do reconhecimento da Microsoft e da UNESCO, os professores classificados para a fase regional foram premiados com notebooks Dell e suas escolas ganharam impressoras multifuncionais Epson. Já a escola eleita na categoria Educador Inovador recebeu um projetor interativo Epson.

Nenhum comentário: