Open Geek House

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TEDx USP: Onde o conhecimento se transforma em ação

As palestras TEDx, em formato de conferência, já conhecidas mundialmente, acontecem no próximo sábado, 7 de agosto, na USP. Reunirá ativistas, pesquisadores e pensadores de diversas áreas do conhecimento conectados, de alguma maneira, com a história da Universidade de São Paulo.

O TED é uma conferencia sem fins lucrativos que acontece desde 1984, na Califórnia e nomes como Bill Clinton, Bill Gates, Al Gore, entre outros, já estiveram em cima do palco compartilhando idéias sobre temas diversos, com a finalidade de tornar o mundo um lugar melhor para viver. A partir dessas palestras, surgiu o TED Prize, prêmio atribuído anualmente a uma personalidade excepcional que recebe 100 mil dólares para alavancar iniciativas de colaboração com impacto de longo alcance.

Em 2010 o vencedor do TED Prize é o renomado chef americano, Jaime Oliver, que pretende criar uma organização para inspirar as pessoas a mudarem a maneira como se alimentam. O movimento fará isso por meio da criação de uma rede de cozinhas comunitárias e teatro itinerantes, com a intenção de estimular as famílias a cozinharem de maneira prática e saudável, sem recorrer ao junk/ fast food.


A Coordenadoria do Campus da Capital do Estado de São Paulo (COCESP) através do Programa de Pesquisa e Experimentação em Sustentabilidade no Campus e a AREA, traz o TEDxUSP para São Paulo. O TEDx USP é uma versão do evento TED sob sua licença, porém organizada de forma independente, e chega à São Paulo sob a curadoria de Alexandre Veiga, diretor do AREA – Ambiente de Realização do Empreendedorismo e Aprendizado. O AREA é uma usina de negócios, que apóia a transformação de boas idéias em projetos e em empresas sustentáveis.

O TEDx USP tem como objetivo conectar estudantes, professores e funcionários da Universidade de São Paulo, dando inicio a uma quebra de paradigmas dentro da USP. A partir do ambiente acadêmico, o evento acredita em uma verdadeira revolução em práticas e soluções. Afinal, o pilar do TED é esse: “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”.

Conheça os palestrantes do TEDx USP: Antonio C. C. Guimarães, Carlos Menezes, Linamara Battistella, Romero Rodrigues, Juliana Machado, Lourenço Bustani, Omar Ribeiro Thomaz, Eliza Capai, Ciro Silva, Juca Kfouri, Demi Getschko, Claudio Valladares-Padua, Ligia Amadio, Marcelo Tas, Antonio Luiz de Paula e Silva, Agnaldo Farias, Hernani Dimantas.

Para saber mais informações, acesse o site: http://tedxusp.com.br/

Sobre o TEDx
No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais sem fins lucrativos, organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Num evento TEDx e TEDTalks, gravados em vídeo, os palestrantes combinam-se para acender uma profunda discussão e conexão em um pequeno grupo. Estes eventos locais e auto-organizados recebem o selo TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente.


Serviço:
Data: 07/08/2010
Credenciamento: 12h
Inicio: 13h
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária

As inscrições estão encerradas

Nenhum comentário: