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segunda-feira, 2 de maio de 2011

ENC: Jeffrey: O melhor e o pior da presença das empresas nas mídias sociais, segundo os consumidores

 

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São Paulo, 02 de maio de 2011

 

O melhor e o pior da presença das empresas nas mídias sociais,
segundo os consumidores

 


Pesquisa exclusiva  da The Jeffrey Group aponta as características mais valorizadas no comportamento
das empresas e marcas nas mídias sociais e também qual o tipo de atitude ou omissão
que os consumidores brasileiros não estão dispostos a perdoar

 

 

O estudo “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011”, divulgado hoje pela agência de comunicação integrada The Jeffrey Group, apurou que 94% dos usuários utilizam canais das mídias sociais da web para expor sua opinião sobre empresas, marcas, produtos e serviços e 77% seguem perfis ou páginas de empresas em redes sociais como o Facebook, o Orkut e o Twitter.

 

“Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011” ouviu 397 usuários da internet e das mídias sociais durante a quarta edição da Campus Party Brasil, em janeiro deste ano. A amostra é formada pelos chamados “campuseiros”, jovens usuários intensivos da internet e das mídias sociais, adeptos das novidades da tecnologia e da web e influenciadores do comportamento dos demais usuários na web. 60% dos entrevistados têm entre 19 e 25 anos. Só 4% têm mais de 35 anos. 77% têm nível superior, incluindo 9% de pós-graduados. 71% trabalham e 41% conciliam os estudos e as atividades profissionais.

 

“Receber notícias e informações em primeira mão” foi citada por 67% dos entrevistados como principal motivação para engajamento na comunidade online de uma empresa. 54% apontaram a participação em concursos e promoções como principal razão de adesão. A troca de experiências com outros usuários (50%) e a possibilidade de interagir e dialogar com a empresa (44%) também se destacaram entre as motivações dos consumidores para participar de iniciativas de marcas nas mídias sociais.

 

Perguntados sobre o que mais os incomoda no relacionamento com as empresas na rede, 67% dos usuários citaram a oferta de “informações desatualizadas ou insuficientes” e 56% apontaram a “inexistência de espaço ou canal para interação”. 48% consideram que “marcas que usam as mídias sociais só para fazer propaganda” são sua maior razão de incômodo e 45% manifestaram irritação com empresas que não respondem ou respondem de forma insatisfatória a dúvidas, críticas ou comentários postados online pelos consumidores.

 

“O estudo mostra que os consumidores defendem e valorizam a participação das empresas nas mídias sociais, mas estão cada vez mais atentos à forma como as marcas utilizam esses canais”, diz Gerson Penha, diretor de Comunicação Digital da The Jeffrey Group, responsável pelo estudo. “Eles querem menos propaganda, mais e melhores conteúdos e espaços para a interação e o diálogo”.

 

O levantamento traz ainda dados sobre os canais das mídias sociais mais utilizados pelos consumidores, registra o crescimento do acesso à internet por meio de telefones celulares e tablets e mostra que o consumidor pode ser o maior aliado da comunicação das empresas na rede: 86% dos entrevistados afirmam utilizar as mídias sociais para recomendar a outros usuários marcas, produtos e serviços com os quais simpatizam.

 

Consulte o relatório completo da pesquisa “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011” em http://www.slideshare.net/JeffreyBrasil/empresas-e-consumidores-nas-mdias-sociais-2011.

 

Sobre The Jeffrey Group

The Jeffrey Group desenvolve programas de comunicação integrada para algumas das principais empresas e marcas mundiais no Brasil, América Latina e mercado hispânico dos Estados Unidos. Com 18 anos de experiência, a Jeffrey tem escritórios em Miami, Nova York, São Paulo, Cidade do México e Buenos Aires e está presente em toda a região por meio de uma rede de 23 agências parceiras (local service partners).

 

 

 

 

 

 

 

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