Open Geek House

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Correios lançam selos que homenageiam os zoológicos brasileiros

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB) firmaram uma parceria para a criação de uma série especial de selos. A edição, criada para homenagear os zoológicos brasileiros, é composta por seis selos representantes das espécies mais lembradas dos zoológicos localizados em cada uma das cinco regiões brasileiras.

A escolha dos animais que compõem a série foi feita por meio da votação popular “Bote o Bicho no Selo”, promovida pelos Correios via internet, da qual participaram mais de 50 mil pessoas. Dessa forma, a iniciativa dos Correios e da SZB acaba por reafirmar o seu compromisso de preservação dos valores nacionais e do meio ambiente.

O resultado da enquete popular mostrou que: a arara-vermelha-grande é a mais adequada para representar a região norte; o leão-africano é o que melhor simboliza a região Nordeste; o tigre foi o escolhido pelos eleitores da região Sul; o elefante-africano é o preferido da região Sudeste; e a girafa, a opção escolhida pela região Centro-Oeste. Já o sexto animal apontado pela população, que compõe uma série proposta pela SZB, é o chimpanzé.

É importante ressaltar que a votação popular selecionou cinco animais exóticos (não nativos da fauna brasileira) para representar os zoológicos do país. A única exceção é a arara-vermelha-grande, escolhida pela região Norte, que é um animal americano, representado, atualmente, na coleção faunística do Parque Zoobotânico do Museu Paranaense Emílio Goeldi (Mpeg), que é associado à ABIPTI.

O Parque Zoobotânico do Mpeg, localizado em Belém (PA), foi criado em 1895 e é o mais antigo zoológico nacional. O parque, cujo mérito foi ressaltado pelo texto de lançamento da série especial de selos divulgado pela SZB, é considerado uma mostra da fauna e da flora brasileiras, constituindo um espaço com fins de conservação, educação e lazer para a população.

Nenhum comentário: